Equipamentos adequados, fontes seguras e credibilidade são alguns dos trunfos de um bom detetive particular
As técnicas de investigação mais comumente usadas por detetives altamente conceituados têm em comum a sutileza e a adequada observação do indivíduo investigado.
Ao contrário do que pensa o imaginário popular a respeito, a profissão de detetive particular é pouco ou quase nada violenta (embora, é evidente, episódios de agressão, ou tentativa de, possam eventualmente ocorrer – sempre por iniciativa da pessoa investigada, nunca do detetive particular).
Técnicas de investigação existem exatamente para garantir isso: que se chegue à verdade dos fatos sem o uso da violência, e com respeito aos direitos civis e legais de quem quer que seja – incluídos aí os direitos civis e legais do indivíduo investigado.
Discrição, sigilo, boas referências: as características de uma investigação bem-feita
Vamos agora conhecer as 7 técnicas de investigação mais empregadas pelos melhores, e pelas melhores, detetives particulares em seu trabalho.
É preciso ter em mente que a profissão de investigador particular lida com casos delicados, por duas razões:
- São eventos que, às vezes, envolvem grandes quantias desviadas, e bens roubados que precisam ser recuperados;
- Ou são casos que interferem profundamente na psiquê, no âmbito emocional de cada envolvido – não só em se tratando da pessoa que contrata a investigação, mas também em se tratando da pessoa que passa a ser investigada.
Conheçamos as técnicas de investigação mencionadas
1ª: Discrição
Esse item pouco tem a ver com disfarces mirabolantes, sobretudos longos e outros clichês acerca da aparência de detetives particulares vistas nos filmes de Hollywood.
Em seu trabalho, uma boa investigadora precisa, de fato, saber se camuflar. No entanto, seu melhor disfarce geralmente é a discrição: vestir-se com roupas simples, comuns, e deslocar-se em carros que não chamem a atenção.
Uma parte importante em se tratando de técnicas de investigação é, ainda, saber como portar-se se e quando for necessário abordar a pessoa investigada. Fazê-lo de forma suave e objetiva é um talento indispensável a todo e qualquer profissional do ramo.
2ª: Sigilo
Pré-condição para o trabalho de detetive. O cliente de tal profissional não quer, quase sempre, que saibam que ele está recorrendo a um detetive particular para determinado fim. Guardar os segredos que o contratante lhe repassa (e a identidade dele) é regra de ouro de todo investigador(a).
3ª: Boas referências
Um detetive particular só é percebido como bom profissional se já tiver alguma fama, entre seus pares, de sê-lo. Reputação, vamos lembrar, é algo que se constrói ao longo do tempo, trabalhando corretamente.
No começo as coisas são um pouco difíceis, mas em algum momento a recompensa pelos bons serviços prestados chega na forma do estabelecimento de um nome sólido no ramo.
4ª: Equipamentos adequados
Em tempos de redes sociais acessadas a todo momento e a partir de todos os lugares, de comunicadores instantâneos criptografados e de microfones supersensíveis e minúsculos, uma detetive particular tem igualmente de trabalhar com os equipamentos adequados e instrumentos mais sofisticados possíveis.
Sendo assim, uma das melhores técnicas de investigação que se pode conceber é o emprego de apetrechos, por parte da profissional, de alta tecnologia. Nessa linha, por exemplo, filmadoras, câmeras fotográficas de alto alcance e resolução e, em especial, o uso de drones são muito bem-vindos.
5ª: Fontes seguras
Em se tratando de técnicas de investigação, boas fontes fazem um bom trabalho. Não há detetive de qualidade que não tenha contatos de qualidade. Existe uma ética específica entre estes dois universos, investigadores e fontes – e só os melhores profissionais do ramo a dominam.
6ª: Olhar perspicaz
Visando assegurar a eficiência na investigação, o detetive segue de perto os fatos. Com seu olhar objetivo, ele se infiltra nos locais que o investigado geralmente vai. Assim, chega mais rapidamente às respostas que o cliente demanda.
7ª: Credibilidade
Deriva da soma de todas as variáveis anteriormente descritas. É, em essência, a maneira como o detetive particular é enxergado por seus clientes. Se as 6 qualidades expostas anteriormente forem verdadeiras, esta 7ª também o será.
Por fim, lembre-se: as melhores técnicas de investigação nascem, e estão nas mãos, dos melhores e das melhores investigadoras.
Não há muito segredo aqui: quem é bom no que faz é reconhecido, e conhecido, por isto.
É o caso da Detetive Daniele, uma das melhores profissionais do ramo em atuação no Brasil.
Entre em contato e veja os serviços oferecidos pela Detetive Daniele.
SERVIÇOS 24 Horas
O trabalho do detetive particular ajuda no esclarecimento de dúvidas. Antes de terminar um relacionamento ou demitir um funcionário é importante que o cliente tenha certeza da traição, uma vez que essas provas podem ser usadas em casos judiciais.
O resultado da investigação nem sempre é o esperado pelo cliente. Cabe ao detetive particular apenas apresentar a verdade através de provas concretas. Trabalhamos com a elaboração de relatórios completos de todas as informações referentes ao período de investigação.
Dados como locais, datas, horários, nomes, fotos, filmagens constam com detalhes no relatório.