Tanto homens como mulheres recorrem a maneiras de ludibriar o outro em prol de interesses pessoais.
A linguagem corporal é uma ótima maneira de detectar sinais de mentira, por isso conhecê-los pode ajudar a perceber quando está sendo enganado.
Os índices de enganação entre parceiros atingem 60%, sendo um terço das conversas com teor de ilusão, segundo estudos de especialistas. Ao observar as expressões faciais, tom de voz e atitudes, pode-se evitar fraudes.
Peritos em mentira
Psicólogos desenvolvem treinamentos para setores como o da polícia, por acreditar que esse trabalho em conjunto pode colaborar em desvendar crimes e identificar culpados.
Em casos mais graves, costuma-se usar equipamentos para detectar sinais de mentira, como a verificação da frequência cardíaca, sudorese, congruência das expressões faciais com a emoção relatada, entre outros detalhes.
Algumas empresas também podem se valer desses serviços em capacitações ou contratação de funcionários para escolher o candidato com o perfil mais adequado para a função, principalmente aquelas em que se exige sigilo.
Linguagem corporal
No entanto, no dia a dia, mesmo sem esses aparatos, podemos nos proteger da mentira alheia com um pouco de conhecimento sobre o comportamento humano e trejeitos que identificam sinais de mentira:
- Contato visual: em excesso, demonstra uma tentativa de esconder emoções e informações, por isso não imagine que o mentiroso vai se esquivar de fixar seu olhar no interlocutor. Outra característica está nas piscadas longas, como se o cérebro se recusasse a aceitar as mentiras do falante;
- Mãos escondidas e geladas: mentirosos tendem a esconder suas mãos em bolsos ou braços cruzados. Outra evidência de nervosismo está na queda de temperatura desses membros;
- Cautela ao reagir: pausas para falar ou movimentar-se manifestam reações dissimuladas;
- Gestos: roer as unhas, afrouxar o colarinho, coçar o nariz ou garganta, vários comportamentos ansiosos sobre a conversa comprovam indícios de enganação.
A tensão de ser descoberta provoca na pessoa alterações no timbre da voz e no seu ritmo, muitas vezes sendo usado como recurso do mentiroso para desviar de assunto.
Estudar o comportamento facilita a identificação das emoções de acordo com a análise do que está sendo dito, portanto, ao observar como se manifestam felicidade, raiva, tristeza, medo, surpresa, pode-se identificar um mentiroso.
A ideia é buscar pontos comuns e incomuns entre essas expressões sentimentais com o discurso, verificando as intenções do falante, como se seu corpo confirmasse ou não.
Conheça os sinais de mentira
A face e a fala determinam os principais sinais de mentira, fazendo com que especialistas desenvolvam estudos minuciosos a seu respeito.
Durante uma conversa, pode-se desvendar diversos deslizes no locutor com intenção de ludibriar o outro, como enrolar para abordar o assunto principal, repetição de frases afirmativas ou negativas e palavras usadas pelo interlocutor em perguntas.
Além disso, são sinais de mentira quando o indivíduo se esquiva para responder questionamentos incisivos ou comprometedores, bem como optar por vocábulos difíceis com o propósito de não deixar a conversa acessível. Falar rápido demais, gaguejando ou parando no meio das frases também demandam atenção.
As informações propagadas pelo mentiroso tendem a ser vagas e confusas propositalmente, para confundir o outro, impossibilitando a checagem delas. Exagerar nas emoções também é um sinal importante de mentira, por isso o acréscimo desnecessário de detalhes demonstra uma tentativa de apagar a verdade.
Pesquisas mostram que homens e mulheres mentem com a mesma frequência, mas por motivos diferentes. Enquanto eles enganam para contar vantagens e se livrar de problemas, elas mentem pelos outros, com o objetivo de livrá-los de algum sofrimento. Os especialistas atrelam o ato de mentir ao caráter do indivíduo, e não a seu gênero.
Diante de um estranho, deve-se atentar aos trejeitos e falas dele para identificar com facilidade os sinais de mentira e, assim, livrar-se de enganações, que podem gerar prejuízos financeiros, como fraudes ou problemas no emprego.
SERVIÇOS 24 Horas
O trabalho do detetive particular ajuda no esclarecimento de dúvidas. Antes de terminar um relacionamento ou demitir um funcionário é importante que o cliente tenha certeza da traição, uma vez que essas provas podem ser usadas em casos judiciais.
O resultado da investigação nem sempre é o esperado pelo cliente. Cabe ao detetive particular apenas apresentar a verdade através de provas concretas. Trabalhamos com a elaboração de relatórios completos de todas as informações referentes ao período de investigação.
Dados como locais, datas, horários, nomes, fotos, filmagens constam com detalhes no relatório.