Fale conosco pelo WhatsApp

Quando uma pessoa é declarada desaparecida?

Uma pessoa desaparecida é motivo de angústia, preocupação e frustração para familiares e amigos, sendo que a mobilização para encontrá-la deve ser imediata, aumentando as chances de sucesso nas buscas.

Tênis e urso de pelúcia de uma pessoa desaparecida
Imagem: Shutterstock

A ocorrência de pessoa desaparecida é alta no Brasil, sendo que entre 2007 e 2018 foram registrados 858.871 casos. Ainda assim, acredita-se que os números sejam menores do que os dados reais por falta de informação das famílias.

No ano de 2018 os casos de desaparecimento divididos por estado foram os seguintes: São Paulo (24.366), Rio Grande do Sul (9.090), Minas Gerais (8.594), Paraná (6.952) e Rio de Janeiro (4.619).

Já quando considerada a taxa de desaparecimento de acordo com a população local, os maiores índices observados incluem: Distrito Federal (84,5), Rio Grande do Sul (80,2), Rondônia (75,2), Roraima (70,4) e Paraná (61,3).

A seguir saiba o que fazer em caso de pessoa desaparecida e quando as autoridades devem ser notificadas.

Quando notificar as autoridades em caso de desaparecimento?

Ainda que seja uma afirmação recorrente, não existe mais a necessidade de aguardar 24 horas para notificar as autoridades sobre uma pessoa desaparecida, pois entende-se que pessoas próximas a ela conheçam sua rotina e, consequentemente, alterações suspeitas.

Dessa forma, a notificação feita assim que o desaparecimento for percebido por familiares e amigos agiliza o trabalho das autoridades, o que no caso de desaparecimentos é fundamental para aumentar as chances de encontrar a pessoa desaparecida.

A notificação, no entanto, demanda bom senso. Por exemplo, no caso de menores de 12 anos o boletim de ocorrência pode ser imediato, independentemente da situação, pois trata-se de uma criança.

No caso de adultos, eles têm o direito de ir e vir sem dar justificativas, de forma que o cenário do desaparecimento é fundamental para determinar a necessidade de notificar as autoridades.

O que pode estar por trás do desaparecimento?

Existem diversas situações que podem causar o desaparecimento de uma pessoa, sendo importante reconhecê-las para não iniciar buscar injustificadas ou ter uma melhor compreensão do cenário ao notificar as autoridades. Entre os casos destacam-se:

  • Acidentes ou desastres naturais;
  • Alcoolismo;
  • Conflitos familiares;
  • Depressão;
  • Problemas de saúde;
  • Transtorno mental;
  • Uso de drogas, entorpecentes ou narcóticos;
  • Violência.

Também destaca-se que existem diversos tipos de desaparecimento, sendo normalmente enquadradas três ocorrências:

  • Forçado: quando a pessoa é levada à força, como em caso de sequestro;
  • Involuntário: quando a vítima de alvo de eventos inesperados, como desastres naturais ou doenças fulminantes;
  • Voluntário: quando a pessoa desaparecida conscientemente decide de afastar sem comunicar terceiros.

Assim que identificar a ausência de uma pessoa é necessário iniciar as práticas recomendadas para encontrá-la. O primeiro passo é procurá-la nos locais que frequenta, como escola, casa de amigos, trabalho e outros.

Além disso, faça contato com pessoas que podem ter notícias sobre a localização da pessoa desaparecida, como amigos, familiares, parentes, chefes e outros.

A terceira recomendação é fazer uma busca por postos de saúde, unidades de pronto-atendimento e hospitais da região, pois a pessoa pode estar acamada e sem condições de informar os dados pessoais.

Caso a pessoa desaparecida não seja encontrada nessa busca inicial, o passo seguinte é fazer o boletim de ocorrência. Alguns passos importantes também incluem:

  • Entrar em contato com serviços de busca de desaparecidos do Ministério Público ou Prefeitura;
  • Fazer mobilizações com grupos de buscas;
  • Buscar informações junto Instituto Médico Legal (IML) e Serviço de Verificação de Óbitos da Capital (SVOC) – no caso de São Paulo;
  • Divulgar fotos na página de pessoas desaparecidas da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP);
  • Adicionar informações no Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas.

Caso a pessoa seja localizada posteriormente é importante avisar os órgãos notificados e retirar o boletim de ocorrência para garantir a atualização dos dados.

Quando um detetive particular pode ajudar a localizar a pessoa desaparecida?

Quando constata-se que a pessoa está desaparecida é viável buscar auxílio especializado de um detetive particular. Esse profissional pode iniciar as buscas logo na sequência do desaparecimento, o que garante uma resposta ágil e profissional ao caso.

O trabalho do detetive particular pode acontecer em conjunto ou em paralelo com o realizado pelas autoridades, ampliando as chances de sucesso nas buscas.

Em caso de pessoa desaparecida o tempo de resposta e início das buscas é um dos principais fatores que influenciam o tempo de socorro e sucesso para encontrá-la.

cta-820x140-daniele-sinais-de-uma-traicao

Entre em contato:

Preencha o formulário e aguarde nosso contato ou se preferir, ligue no: (11) 2389-0685, (11) 2387-8328, +55 (11) 98553-5942 +55 (11) 98553-5942. Atendimento confidencial.