Os brasileiros estão entre os que mais traem em todo o mundo, o que fez com que alguns mitos sobre a traição se tornassem bastante populares no país e assombrassem vários relacionamentos, mesmo os saudáveis.
É importante saber que o tema é muito sensível, sendo que as pessoas podem reagir diferentemente sobre ele. A seguir, apresentamos 10 mitos sobre a traição. Confira!
10 mitos sobre a traição mais comuns no Brasil
Esses mitos sobre a traição podem fazer com que a reconstrução da relação se torne ainda mais difícil e podem levantar a suspeitas mesmo em relacionamentos saudáveis ao se basear no senso comum para avaliar a própria relação.
1. Quem ama não trai
Para muitas pessoas, o parceiro ou parceira só é infiel quando não ama mais, o que generaliza as situações que são muito particulares.
O parceiro infiel pode sim amar o atual cônjuge, mas sentir falta de algo na relação que busca em outros relacionamentos. Portanto, um dos mitos sobre a traição é que “quem ama não trai” ou que “quem trai não ama”.
2. Uma vez infiel, sempre infiel
Um dos mitos sobre a traição que mais prejudicam a superação desse problema conjugal é acreditar que se o parceiro traiu uma vez, ele ou ela sempre voltará a fazer isso.
A traição tem muita influência do momento da relação e da situação, sendo que muitas vezes o parceiro infiel realmente se arrepende, não cometendo esse erro novamente.
3. Todo mundo trai
Entre os mitos sobre a traição, esse sustenta muitos comportamentos controladores, sendo que um parceiro mais ciumento justifica o ciúme nesse mito de que, se surgir a oportunidade, o parceiro vai trair.
No entanto, a traição é motivada por uma série de fatores e nem todas as pessoas traem em uma relação, sendo fundamental estabelecer a confiança.
4. É apenas sexo
Nem sempre a traição justifica-se apenas no sexo, sendo outro dos mitos sobre casos extraconjugais. O envolvimento pode ser emocional e sentimental caso o parceiro sinta necessidade de cumplicidade, intimidade ou amizade.
5. Casais grudentos traem menos
Muitas pessoas acreditam que se fizer tudo com o parceiro vai afastar as chances de um adultério. No entanto, mesmo casais considerados “grudentos” podem sofrer com esse problema. A traição pode, inclusive, ser uma válvula de escape para um relacionamento sufocante.
6. Os homens traem mais
Apesar de muitas pessoas acreditarem que os homens traem mais do que as mulheres, essa crença não se sustenta. As mulheres correspondem a quase metade dos casos de traição buscando satisfação sexual ou emocional tanto quanto os homens.
7. A traição sempre destrói a relação
Entre os mitos sobre a traição está que o casal nunca conseguirá superar um adultério e, fatalmente, a relação acabará. No entanto, mesmo após uma traição muitos casais comprometem-se em fazer o relacionamento voltar a ser saudável e satisfatório para ambos.
8. É impossível restabelecer a confiança após a traição
Relacionada à questão anterior está o mito da infidelidade de que a confiança nunca mais será a mesma após descobrir uma traição. De fato, pode ser mais difícil restabelecer uma plena confiança no cônjuge, mas não é impossível desde que o casal consiga, verdadeiramente, deixar o passado para trás.
9. A traição é motivada pela infelicidade na relação
Nem sempre um parceiro que trai é infeliz na relação. A necessidade de sedução, de provar-se e de conquistar pode surgir mesmo em um relacionamento feliz. Os mitos da infelicidade sustentam essa visão limitada sobre as motivações, no entanto, os casos extraconjugais podem ter causas bastante variadas.
10. A traição é culpa do parceiro traído
Não é incomum ouvir que se o parceiro traiu é porque faltava algo em casa e que o companheiro, principalmente no caso das mulheres, falhou na relação. Essa visão é cada vez mais ultrapassada e consiste em um dos mitos de quem trai para reduzir a responsabilidade pelo comportamento adotado.
Portanto, conhecer os mitos sobre a traição e deixá-los de lado ajuda na reconstrução da relação e a evitar uma desconfiança contínua que pode comprometer o relacionamento.
SERVIÇOS 24 Horas
O trabalho do detetive particular ajuda no esclarecimento de dúvidas. Antes de terminar um relacionamento ou demitir um funcionário é importante que o cliente tenha certeza da traição, uma vez que essas provas podem ser usadas em casos judiciais.
O resultado da investigação nem sempre é o esperado pelo cliente. Cabe ao detetive particular apenas apresentar a verdade através de provas concretas. Trabalhamos com a elaboração de relatórios completos de todas as informações referentes ao período de investigação.
Dados como locais, datas, horários, nomes, fotos, filmagens constam com detalhes no relatório.