O desaparecimento de crianças é mais comum do que se imagina. Várias situações colaboram para o fato, mas a desinformação quanto às medidas a serem tomadas faz o trabalho de investigação ser mais lento e por vezes, menos efetivo.
A primeira ação a ser tomada quando uma criança desaparece é informar a polícia. Muitos acham que é necessário esperar 24 horas, mas isso não é verdade. Quanto antes a polícia começar agir, maiores as chances de encontrar a criança.
Evidenciando a necessidade da comunicação imediata, existe uma lei que regulamenta tal medida, sendo ela: Lei da Busca Imediata – Lei nº 11.259 de 30 de dezembro 2005. A legislação também serve para o caso de desaparecimento de adolescentes. A desinformação quanto a esse período ocorre devido à lei ser relativamente nova, datada de 2005. Anteriormente, poucos casos eram registrados, ou seja, formalizados.
Os números de crianças desaparecidas no Brasil são alarmantes. Segundo o Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (Plid), cerca de 40 mil crianças desaparecem ao ano no País. Por hora, são registrados oito desaparecimentos de pessoas no Brasil. Balanço feito entre os anos de 2007 até 2016 foram feitos mais de 693 mil boletins de ocorrência por desaparecimento.
Saiba como agir no caso de desaparecimento de crianças
Saber passar informações básicas como: vestimentas, para onde estava indo e com quem, colabora nessa investigação inicial. Logo, é necessária muita atenção para evitar o desaparecimento de crianças.
Segundo informações que constam no site da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB SP), a primeira iniciativa a ser tomada pelos pais ou tutores da criança é dirigir-se a uma delegacia, podendo ser a mais próxima do local, para registrar o Boletim de Ocorrência.
Dicas para começar a procurar a criança desaparecida
Com o boletim de Ocorrência devidamente registrado e a polícia dando início a investigação, pais e tutores podem tomar algumas medidas. São elas:
- Mantenha a calma e contate pessoas próximas à criança para verificar se ela não está com eles;
- Tente lembrar quais as vestimentas usadas pela criança, essa descrição ajuda a polícia e pessoas próximas que queiram colaborar;
- Imprima uma foto recente. Ter essa imagem em mãos pode colaborar nas buscas no bairro/local em que a criança desapareceu;
- Faça cartazes e os espalhe nas proximidades da residência, escola e casa de amigos e familiares;
- Coloque a foto da criança em sites de desaparecidos, existe uma infinidade de ongs que atuam nesses casos, como o Mães da Sé, por exemplo;
- Faça buscas a pé próximo ao local em que a houve o desaparecimento da criança e amplie o perímetro com um automóvel ou motocicleta;
- Faça uma varredoura em hospitais, delegacias e demais locais para verificar se não encontraram a criança;
- Faça um boletim também na delegacia especializada na proteção à criança e ao adolescente (DPCA);
- Avise a todos os familiares, pois, caso a criança apareça a comunicação do fato se torna mais rápida.
Conte também com o apoio da investigação particular
Pouca gente sabe, mas um detetive particular pode colaborar em todo o processo de investigação de criança desaparecida. Assim como a polícia, esse profissional vai em busca de provas e informações que possam levar a até a criança.
Para que o serviço de investigação particular de um detetive ocorra em paralelo com a polícia, quem contratou o serviço do profissional deve solicitar uma autorização junto ao delegado responsável pelo caso.
O desaparecimento de crianças é desesperador. Milhares de mães e pais viram seus filhos desaparecerem sem deixar rastros. Por isso é tão importante saber por onde a criança anda e com quem. Qualquer descuido pode resultar no desaparecimento de crianças.
SERVIÇOS 24 Horas
O trabalho do detetive particular ajuda no esclarecimento de dúvidas. Antes de terminar um relacionamento ou demitir um funcionário é importante que o cliente tenha certeza da traição, uma vez que essas provas podem ser usadas em casos judiciais.
O resultado da investigação nem sempre é o esperado pelo cliente. Cabe ao detetive particular apenas apresentar a verdade através de provas concretas. Trabalhamos com a elaboração de relatórios completos de todas as informações referentes ao período de investigação.
Dados como locais, datas, horários, nomes, fotos, filmagens constam com detalhes no relatório.