Fale conosco pelo WhatsApp

Investigação de paternidade: tire todas as suas dúvidas

No Brasil, a investigação de paternidade é a principal forma de comprovar o vínculo sanguíneo entre pai e filho

Coletando saliva para realização de exame de DNA - Investigação de paternidade

Uma agência de investigação pode ser contratada para vários tipos de serviço, entre eles, para investigação de paternidade — seja por um filho que está em busca de seu pai biológico, seja pelo pai em busca do paradeiro do filho —, pois em muitos casos a criança pode ter sido registrada apenas no nome da mãe.

Além disso, a investigação de paternidade também pode ser solicitada pela mulher para que o pai reconheça o filho. Independentemente de qual seja o caso, esses costumam ser complexos, por isso é recomendado contratar um detetive particular antes de manifestar a desconfiança e solicitar um exame de DNA.

Como é o processo de investigação de paternidade?

Qualquer pessoa maior de idade pode contratar esse tipo de investigação. Quando é a mãe quem quer descobrir o paradeiro do pai de seu filho, ela deve procurar o Poder Judiciário, com o auxílio de um advogado, e informar quem é o pai. Esse pai será avisado por um oficial de justiça sobre o caso que está sendo aberto. Caso o filho seja maior de idade, ele mesmo pode abrir o processo de investigação de paternidade. Não existe nenhum limite de idade para isso.

Caso o pai já tenha falecido e exista herança em jogo, os familiares mais próximos da pessoa podem fazer o exame de DNA, embora sob as mesmas condições que o falecido: apenas por vontade própria. Esse exame é feito em uma data determinada por um juiz. Caso o pai se negue a realizar o exame de DNA, essa própria recusa funciona como uma “prova” da paternidade. Caberá ao juiz analisar a recusa do pai com outras provas.

Se for constatado o vínculo de paternidade, será expedido um mandado de averbação, que consiste nas informações que deverão ser incluídas no registro de nascimento da criança. Com esse mandado em mãos, os interessados vão ao cartório no qual foi feito o registro para as alterações serem feitas.

Com o sobrenome na certidão, o filho pode usar o sobrenome do pai normalmente, mesmo se o pai se opuser. O filho está assegurado pela lei e não perderá nenhum dos seus direitos, principalmente no caso da família atual e demais filhos se oporem ao reconhecimento. Caso o veredito aconteça depois da morte do pai, o filho poderá abrir um processo para que a partilha da herança seja refeita.

Como o detetive pode ajudar na investigação de paternidade?

Por se tratar de um processo complexo, a investigação de paternidade exige sigilo para que não haja exposição de pessoas de maneira desnecessária. Todas as informações trocadas entre cliente e detetive são totalmente confidenciais, e isso deve estar firmado em contrato. Além disso, é necessário que haja transparência do cliente em relação a todos os dados informados.

Nesse momento, é importante oferecer, além de informações, objetos ou outros itens que possam ajudar na investigação de paternidade, como fotos, documentos, cartas, joias, entre outros. Caso a pessoa tenha alguém de confiança que possa ter informações relevantes, essas também podem ser ouvidas pelo investigador particular. 

O detetive é um profissional capacitado para auxiliar em casos complexos como esse porque oferece suporte para reunir mais provas legítimas, sem antes tornar pública uma situação. Ou seja, antes de uma solicitação simples de um exame de DNA, o detetive prepara o caminho com informações e provas importantes.

Quando o caso se refere a um filho em busca de seu pai biológico, a atuação do detetive é mais eficaz, porque esse profissional possui as ferramentas necessárias, como equipamentos de alta tecnologia e técnicas especiais para tornar a procura mais rápida e eficaz.

Independentemente da situação, contratar um detetive para uma investigação de paternidade é a maneira mais segura de conseguir descobrir o paradeiro de um pai ou filho. Essa é uma situação que exige o serviço de um profissional especializado, pois não envolve apenas bens materiais e dinheiro; envolve sentimentos. É preciso ter certeza de que a pessoa que está sendo buscada realmente é o pai ou filho procurado para que não seja gerada uma situação constrangedora para ambos.

Caso queira saber mais sobre o assunto a agência da Detetive Daniele Martins pode te ajudar! Entre em contato e fale com a nossa equipe de especialistas.

 

Entre em contato:

Preencha o formulário e aguarde nosso contato ou se preferir, ligue no: (11) 2389-0685, (11) 2387-8328, +55 (11) 98553-5942 +55 (11) 98553-5942. Atendimento confidencial.