Censo Escolar de 2011 indicou a existência de mais de 5,5 milhões de crianças sem o nome do pai em suas certidões de nascimento. De lá para cá, esse número aumentou consideravelmente e a pouca informação referente a como encontrar meu pai colabora para tal índice.
De acordo com a lei brasileira existe duas formas de um homem se responsabilizar e assumir a paternidade quando a situação não ocorre de forma espontânea. São elas: averiguação de paternidade e a investigação para descobrir como encontrar meu pai.
A primeira — averiguação de paternidade — ocorre da seguinte forma: a mulher informa ao cartório a identidade do suposto pai. Essa informação é encaminhada ao Juiz da Vara de Registros Públicos, sendo feito um Termo de Alegação de Paternidade. Caso o homem reconheça a paternidade de forma espontânea, é feito a averbação do reconhecimento junto ao registro de nascimento da criança.
Caso esse suposto pai não tenha inciativa própria, é necessária a investigação para saber como encontrar meu pai. Isso ocorre por via judicial, sendo um trâmite que envolve a realização de teste de DNA e demais necessidades de um processo.
A investigação de paternidade post mortem para saber como encontrar meu pai também envolve uma série de etapas, sendo que o material genético para o teste de DNA deve ser cedido por parentes próximos ao falecido. Tais medidas podem ser feitas com a contratação de um advogado particular caso a progenitora tenha condições de arcar com todas as despesas.
Caso não tenha condições, tudo pode ser feito de forma gratuita pela defensoria pública. Em ambos os casos o tempo para a resolução via judicial, por meio de investigação de paternidade, é maior quando comparada a averiguação de paternidade para resolver à questão “como encontrar meu pai?”.
O tempo pode vir a ser maior caso o homem indicado como suposto pai não tenha endereço ou mudou-se. Nestes casos, a justiça terá de encontrar esse homem com o auxílio de dados como endereço para o envio de cobranças, verificação de registro profissional e demais informações que constam em órgãos públicos.
Caso não seja encontrado, a mãe da criança ou o próprio filho — isso quando ele tiver mais de 18 anos — podem contar com a ajuda de um detetive particular para encontrar esse homem.
Como encontrar meu pai: Investigação de paternidade com detetive particular
Quando o paradeiro do suposto pai é desconhecido e a justiça tem dificuldade em encontrá-lo, um recurso favorável nesse caso é o trabalho de um investigador particular. Esse profissional é capacitado a encontrar essa pessoa, mesmo ela estando a quilômetros de distância.
Para isso, a mulher ou esse filho que quer dar continuidade ao processo de investigação de paternidade devem fornecer informações sobre o suposto pai. Os dados solicitados pelo detetive particular costumam ser:
- Nome completo do homem;
- Último endereço do qual teve notícias dessa pessoa;
- Profissão e local onde trabalha (caso saiba);
- Foto da pessoa que está sendo procurada;
- Indicação de conhecidos e amigos dele;
- Dados de documentos, caso os tenha;
- Local e data do último contato.
Essas são algumas informações que colaboram no processo de investigação sobre como encontrar meu pai. Por mais que a justiça tenha o endereço do cidadão e tente intimá-lo para comparecimento junto ao juiz, essa pessoa pode se esquivar, pedir para informar que se mudou, ou outras desculpas.
O detetive particular, além de encontrar o suposto pai, colabora com o trabalho da justiça, em especial, quando é conseguido um registro da presença do envolvido, seja por meio de fotografias e filmagens.
Outras formas de investigar paternidade
Casos muito comuns no trabalho de investigação de paternidade refere-se a casais separados em que o pai simplesmente deixou de querer proximidade com os filhos. Muitos desses filhos começam a querer saber do paradeiro do pai e contratam o serviço de investigação particular para o encontrar.
Outro caso muito comum de um detetive particular para investigar paternidade refere-se a filhos adotivos. Quando maiores de idade eles se perguntam “como encontrar meu pai?” e têm o direito de saber sobre os pais biológicos. Muitos contratam detetives para colaborar nessa investigação de paternidade, que é um pouco mais complexa que as demais.
Essas são apenas algumas informações referentes a como encontrar meu pai com a investigação de paternidade. Caso tenham restados dúvidas, entre em contato que teremos o prazer de responder a todas.
SERVIÇOS 24 Horas
O trabalho do detetive particular ajuda no esclarecimento de dúvidas. Antes de terminar um relacionamento ou demitir um funcionário é importante que o cliente tenha certeza da traição, uma vez que essas provas podem ser usadas em casos judiciais.
O resultado da investigação nem sempre é o esperado pelo cliente. Cabe ao detetive particular apenas apresentar a verdade através de provas concretas. Trabalhamos com a elaboração de relatórios completos de todas as informações referentes ao período de investigação.
Dados como locais, datas, horários, nomes, fotos, filmagens constam com detalhes no relatório.