A infidelidade digital está cada vez mais presente em nossa sociedade, e as possibilidades que a internet oferece contribuem para que os casos sejam mais comuns. Porém, uma investigação particular pode revelar muita coisa
O que é infidelidade digital?
A internet, diante de suas ferramentas e facilidades, fez surgir uma nova forma de traição: a infidelidade digital, ou virtual. Trata-se de uma traição emocional, presente num cenário de relativo anonimato, no qual as pessoas se sentem mais à vontade para dar asas à imaginação.
Sendo um espaço de possibilidades, a internet passou a ser uma aliada aos infiéis na realização de uma traição. Em uma pesquisa realizada pelo site Terra, foi perguntado aos usuários se a Internet propiciava a infidelidade digital: 53,12% deles responderam que sim (quando há motivação para trair), e 43,34% responderam que não.
Em meio a essa atmosfera de anonimato, a infidelidade digital está se tornando uma maneira comum de os parceiros se afastarem, fantasiando situações e acabando com a confiança nos relacionamentos.
O que pode ser considerado infidelidade digital?
A internet transformou as relações pessoais e, com isso, trouxe novos cenários paras as relações amorosas.
A facilidade de se comunicar através da rede, de forma mais sigilosa, possibilitou que pessoas casadas iniciassem relacionamentos extraconjugais virtuais, sem o contato físico.
Por esse motivo, a infidelidade digital, ou traição virtual, pode ser considerada quando a pessoa casada (ou que namora) mantém um relacionamento com outra por meio da internet, fazendo uso de ferramentas como: e-mail, chats, sites e aplicativos específicos de relacionamento, como Instagram, Facebook, WhatsApp, entre outros meios virtuais.
A sensação de anonimato somada à curiosidade faz com que o indivíduo se utilize da vida online como um canal para dar vazão aos seus desejos, se permitindo viver em um mundo longe dos problemas cotidianos, fantasiando assim um relacionamento ideal.
Uma questão que pode ser destacada é que um problema com a autoestima pode ser um gatilho para a infidelidade digital. Troca de curtidas, comentários picantes e ânsia por novas experiências, por adrenalina e por emoções furtivas podem trazer o reforço da autoestima.
Como lidar com a infidelidade digital?
Com a mudança dos tempos, hoje é possível trair sem sair de casa. Mas as consequências de uma traição, seja ela no mundo real ou virtual, são igualmente desastrosas para um relacionamento. Mas antes de tomar qualquer atitude em relação à infidelidade digital, é preciso saber se ela realmente existe, sem precipitações.
Em se tratando da traição, pode-se pensar várias situações para sua origem. Uma delas é que existem as pessoas que traem para fugir da realidade de seu relacionamento. Outro motivo é que existem as pessoas que não conseguem sair de relacionamentos falidos e acabam apelando para a traição, justamente para terem coragem de tomar uma atitude. E, também, há pessoas que traem simplesmente porque não conseguem gerenciar seus impulsos.
Enfim, são diversas situações que podem levar uma pessoa à infidelidade digital. Para lidar com essa adversidade, é preciso calma, muita conversa e, se preciso, a busca por ajuda de profissionais investigativos.
3 sinais que indicam uma possível infidelidade digital
Existem sinais que podem ser indícios de uma possível infidelidade digital. A seguir, confira os 3 principais exemplos deles.
1. A pessoa passa muito tempo online
Claro que há motivos que levam uma pessoa a passar muito tempo online hoje em dia, e um deles com certeza é o trabalho. Praticamente tudo se faz, hoje, por meio da internet. E as interações também acontecem cada vez mais por meio da internet, seja por aplicativos nos celulares ou por meio dos tão comuns sites de relacionamentos.
Isso se deu por vários motivos, como o baixo custo desses serviços, a comodidade, a segurança diante do mundo violento, a instantaneidade e o anonimato.
Mas se seu parceiro fica em demasia ligado à rede, e em vários momentos nos quais deveria fazer outra coisa, esse comportamento pode ser suspeito. Essa mudança deve ser levada em conta.
2. O telefone é bloqueado e você não pode saber a senha
Essa pode ser uma das atitudes presentes na personalidade de uma pessoa que trai virtualmente. Embora esconder ou bloquear o celular seja um comportamento sutil, pode sugerir que existe algo suspeito no aparelho.
Portanto, se você perceber esse tipo de comportamento em seu parceiro, o sinal de alerta para uma infidelidade digital pode ser ligado.
3. Mudanças no comportamento
Mudanças de comportamento, de uma forma geral — no que se pode incluir a pessoa passar mais tempo online do que o usual, bloquear o telefone com senha, ter mais que um chip ou celular, entre outros —, podem ser indícios de infidelidade digital.
Além desses, outros indícios podem demonstrar que o comportamento do seu parceiro pode ser suspeito, como, por exemplo:
- Conversas ao celular sempre às escondidas ou distante;
- Falta de interesse sexual;
- Preocupação repentina com a aparência;
- Desculpas para chegar mais tarde em casa.
Como acontece em outros aspectos, as motivações para a traição masculina e para a feminina são diferentes. Nos homens, a parte sexual possui a maior influência, enquanto nas mulheres o aspecto emocional é o fator predominante.
Uma investigação particular pode te ajudar
Como tudo tem dois lados da moeda, o universo virtual também tem seus prós e contras, tanto para quem trai como para quem é traído pelo parceiro. Um dos lados é que se alguém se envolver, caracterizando uma infidelidade digital, essa pessoa não terá o contato físico. Por outro lado, se quem trai for descoberto, as provas estarão aí.
Mas descobrir uma infidelidade digital, de fato, pode ser bem difícil para quem está envolvido na situação. Para isso, é possível contar com o serviço de um profissional capacitado, como um detetive particular, que fará uma análise detalhada e imparcial da situação, trazendo provas e constatando os fatos.
Conte com a ajuda da detetive Daniele!
A detetive Daniele atua como investigadora particular. Seu trabalho envolve investigação conjugal (traição), de paternidade, empresarial e de pessoas desaparecidas. Com vasta experiência profissional, a detetive realiza as investigações com discrição, imparcialidade e profissionalismo, contando com alta tecnologia para obter provas concretas do caso.
SERVIÇOS 24 Horas
O trabalho do detetive particular ajuda no esclarecimento de dúvidas. Antes de terminar um relacionamento ou demitir um funcionário é importante que o cliente tenha certeza da traição, uma vez que essas provas podem ser usadas em casos judiciais.
O resultado da investigação nem sempre é o esperado pelo cliente. Cabe ao detetive particular apenas apresentar a verdade através de provas concretas. Trabalhamos com a elaboração de relatórios completos de todas as informações referentes ao período de investigação.
Dados como locais, datas, horários, nomes, fotos, filmagens constam com detalhes no relatório.