Uma das alternativas para a investigação de pessoas desaparecidas é a contratação de um detetive particular
Um detetive particular costuma carregar em seu currículo experiências diversas, entre elas, a de como encontrar pessoas desaparecidas — um processo que pode envolver mistérios, dramas, encontros e desencontros.
Na maioria das vezes, o detetive é contratado para localizar:
- Idosos com doença de Alzheimer ou outras demências;
- Pessoas que não querem ser localizadas (após aplicarem uma fraude, por exemplo);
- Pessoas com problemas emocionais;
- Vítimas de sequestro;
- Pessoas que sofrem de depressão e ideias suicidas;
- Mulheres jovens em viagens sozinhas;
- Vítimas de tráfico humano.
Outros casos comuns envolvem o desaparecimento de crianças. Muitas fogem de casa em decorrência de maus tratos, conflitos com padrasto ou madrasta, abusos, entre outros motivos. Há ainda situações em que as crianças são levadas por um adulto que não tenha sua guarda legal, sem autorização do tutor, para outro lugar.
Por que contratar um detetive para encontrar pessoas desaparecidas?
São muitas as hipóteses a serem levantadas quando alguém desaparece misteriosamente. As primeiras 48 horas depois de o desaparecimento ser confirmado são decisivas para o bom andamento do processo de investigação. Assim, buscar a ajuda de um detetive quanto antes é sempre a iniciativa mais adequada. Esse profissional sabe como encontrar pessoas desaparecidas, pois ele conta com uma série de recursos para isso.
Diferentemente da atuação policial, na qual se deve aguardar essas 48 horas após o desaparecimento para que as buscas sejam iniciadas, o detetive pode ser acionado a qualquer momento após o ocorrido. Independentemente de contar ou não com a ajuda de um detetive particular, deve-se sempre, ao identificar o desaparecimento de uma pessoa próxima, acionar a polícia e registrar a ocorrência.
É importante ressaltar que, quando a família tenta resolver por conta própria esse tipo de caso, dificilmente existe uma conclusão positiva. Sem experiência neste tipo de ação e movidos pela emoção, o raciocínio lógico e a visão geral do caso não existem. Assim, contar com a ajuda de um profissional especializado em como encontrar pessoas desaparecidas possibilita uma chance maior de o caso ser resolvido de maneira satisfatória e em um prazo de tempo menor.
As forças policiais, apesar de eficazes, precisam se distribuir em outros casos, diferentemente do que ocorre com o detetive particular, que trabalha 100% do tempo em um caso único. Além disso, a polícia segue um protocolo de buscas que inclui o rastreio em hospitais públicos e no Instituto Médico Legal (IML). Porém, depois de segui-lo, ela diminui o ritmo das investigações, retomando as buscas apenas quando surgem novas informações.
Sendo assim, a união dessas forças (polícia e investigador particular) pode ajudar a encontrar pessoas desaparecidas. As investigações conduzidas por um detetive particular, principalmente quando se trata de uma investigação de emergência para pessoas desaparecidas, devem ser complementares.
Como encontrar pessoas desaparecidas?
Para saber como encontrar pessoas desaparecidas, o detetive primeiro precisa conversar com familiares e amigos dessa pessoa para entender todo o contexto do desaparecimento e ter acesso a dados como endereço, apelido, nome completo, telefone, descrição física detalhada (tatuagem, marca de nascença) e o último local em que a pessoa foi vista, qual sua vestimenta no dia e suas últimas atualizações em redes sociais.
Ele também deve ser informado sobre os lugares que a pessoa frequentava, se ela tinha inimigos, sua rotina e seus hábitos e, principalmente, entender se existiam motivos, e quais são eles, que podem ter incentivado essa pessoa a não mais querer ser contatada.
Um ponto delicado, mas que precisa ser abordado pelo profissional junto a quem o contratou, é que nem sempre o desfecho da história pode ser o desejado. Porém, quanto mais rapidamente ele for contatado para ajudar a elucidar o desaparecimento, maiores as chances de um final feliz.
Ao contratar um detetive particular, não se anula a investigação policial. Ambos os profissionais sabem como encontrar pessoas desaparecidas. O investigador tem as ferramentas adequadas para oferecer ainda mais informações à polícia que podem ajudar, inclusive, na reabertura de um inquérito.
Caso esteja em busca de alguém desaparecido a agência da Detetive Daniele Martins pode te ajudar! Entre em contato e fale com a nossa equipe de especialistas.