A tecnologia está em toda parte e o trabalho de um investigador particular não é exceção. Para os profissionais da investigação privada, a tecnologia tem sido uma ferramenta útil e que facilita muito o trabalho.
Desde o estereótipo típico de um detetive usando uma lupa, estamos testemunhando o uso de ferramentas tecnológicas cada vez mais úteis para o trabalho meticuloso de um investigador particular.
Quer conhecer os equipamentos e recursos utilizados por um investigador particular? Fique por dentro no post de hoje!
Equipamentos para ouvir e gravar áudio
Um equipamento para ouvir e gravar áudio é um dos recursos mais utilizados por um investigador. Tão importante quanto esse equipamento são as ferramentas que permitem mudar e transformar a voz quando transmitida por um telefone celular.
Gravar uma conversa, seja por telefone ou ao vivo, permite ao detive ir ampliando a gama de dados que formam a pesquisa dele.
Uma ferramenta adicional para o trabalho de investigação é um software de análise de voz, graças ao qual ruídos de fundo, variações do tom de voz e outros dados importantes podem ser detectados.
GPS
O advento dos aparelhos de GPS tem sido revolucionário não só para detetives particulares, mas para toda a sociedade.
Para um detetive particular um aparelho GPS pode ser uma ferramenta muito útil pois permite monitorar veículos de transporte de carga e controlar o trajeto de um sujeito em um determinado automóvel, por exemplo.
Câmeras escondidas
Inúmeros dispositivos podem ser usados por detetives particulares como câmaras ocultas, desde câmeras de segurança sem fio, microcâmaras, que podem ser colocados em chapéus ou bonés, até os vidros câmeras que permitem gravar imagens e som por meio de câmeras escondidas em quadros ocultos.
A utilidade de uma câmara para um detetive particular é mais do que evidente, como diz o ditado clássico: uma imagem vale mais que mil palavras.
Para uma emboscada de um cônjuge que é supostamente infiel, para revelar um caso de roubo ou para encontrar uma pessoa perdida, em todos esses casos ter um dispositivo que discretamente capture imagens é a melhor prova que um detetive particular pode apresentar ao seu cliente.
Enriquecer um relatório final com imagens e vídeos dá força a todas as pesquisas, e como a discrição é uma das principais características do trabalho de um detetive, as câmeras escondidas são um item que não podem faltar no arsenal de recursos utilizados por um detetive.
Como podemos ver, o conjunto de aparelhos que podem ser usados por detetives particulares é extenso e, certamente, representa um conjunto muito útil de ferramentas que podem facilitar o trabalho de investigação.
No entanto, apesar da utilidade de câmeras, microfones, softwares e outras ferramentas, o verdadeiro valor de uma investigação será mostrada pelas mãos de um investigador particular especializado.