Criminosos se passam por bancos e operadoras de telefonia em mensagens para extorquir usuários de celulares
Os maiores golpes aplicados por SMS estão, não por acaso, entre os maiores golpes aplicados via telefonia e/ou internet nos dias de hoje. Isso decorre de algumas características desta ferramenta de comunicação.
O SMS nada mais é do que um serviço de mensagens de texto curtas (até 160 caracteres) disponível para celulares. Ele é:
- Altamente disseminado (praticamente não existe celular que não o tenha, até porque ele funciona em qualquer um desses aparelhos, inclusive os que não são smartphones);
- Extremamente simples de ser usado (o que o torna atrativo para criminosos, que se aproveitam dele para, por exemplo, atingirem pessoas pouco instruídas ou que tenham dificuldades com a tecnologia);
- Quase sempre, gratuito (o que contribui para que toda e qualquer pessoa que possua um celular o use, independente de sua renda).
Os maiores golpes aplicados por SMS são executados através da ferramenta porque, em síntese, ela é usada por todos, fácil de ser manuseada e gratuita.
Vamos, agora, conhecer alguns destes maiores golpes aplicados por SMS.
Quais os golpes mais frequentes aplicados através do SMS?
Dentre os maiores golpes aplicados por SMS, encontramos algumas coisas em comum: eles geralmente simulam ter por origem grandes empresas e instituições (em especial, instituições financeiras, ou seja, bancos) e, quando bem-sucedidos, minam a autoestima da vítima.
Ao deixar a pessoa envergonhada por ter sido enganada por golpistas, os maiores golpes aplicados por SMS ainda conseguem para si um ganho extra: saem impunes dos danos que causaram. Os indivíduos roubados não registram boletins de ocorrência – o que é ótimo para os criminosos.
Vamos conhecer, a seguir, quais são os maiores golpes aplicados por SMS.
Golpe de milhas
As pessoas que são vulneráveis ao chamado golpe de milhas são, geralmente, aquelas que já viajaram algumas vezes de avião, conhecem superficialmente o mecanismo de acúmulo de milhas via cartão de crédito e desejam fazer uso de supostas milhas que teriam guardadas.
Como a propaganda feita pelas companhias aéreas e pelas operadoras de cartões de crédito em torno de tais milhas é muito extensa, esse acaba sendo um dos mais comuns dentre os maiores golpes aplicados por SMS.
O procedimento deste golpe é simples: chega ao celular de alguém uma mensagem pedindo que a pessoa clique em um link nela presente, com urgência, pois, caso contrário, a vítima “perderá as milhas que tem acumuladas” – uma mentira, claro.
Ao clicar, ela libera o acesso aos dados de seu cartão de crédito, por exemplo, para o meliante. As perdas financeiras daí decorrentes podem ser grandes.
Oferta de emprego home office
Trabalhar a partir da própria residência é uma vontade de muitos – e já uma realidade para tantos outros. Em especial, a partir de fevereiro de 2020, quando do início da pandemia de covid-19 no Brasil, o home office se tornou uma presença forte na economia brasileira.
Porém, justamente por saber o quanto muitas pessoas desejam trabalhar de suas casas e ainda não conseguiram fazê-lo é que criminosos começaram a usar o SMS para ofertar falsas promessas de trabalho via home office – e, ao fazê-lo, lesar dezenas de milhares de indivíduos.
Normalmente, recebe-se pela ferramenta de SMS um convite para trabalhar a partir de casa. É necessário que a pessoa clique em um short-code (link) presente na mensagem. O short-code remete a pessoa para uma conversa via WhatsApp com um suposto recrutador.
Infelizmente, é tudo falso: o “recrutador” que atende ao candidato geralmente é um bot (robô programado para dar respostas padrão na internet), o qual pede que seja preenchida uma ficha e, posteriormente, fala-se com outro bot em outro chat de WhatsApp.
Ao final, o candidato é instruído a depositar uma quantia em dinheiro (às vezes, bastante alta) para ser enfim “admitido” no novo emprego – e pronto: mais um dos maiores golpes aplicados por SMS terá sido concretizado e a pessoa perderá o valor que tiver entregue aos marginais.
Golpe em nome de operadoras
Este, que também é um dos maiores golpes aplicados por SMS, muitas vezes faz uso de uma tecnologia de transmissão de valores surgida no Brasil nos últimos anos, o PIX.
Funciona assim:
- A pessoa recebe um SMS dizendo-lhe que tem direito a um grande desconto no pagamento de sua conta de telefonia celular naquele mês;
- Mas é necessário (segundo a mensagem enganosa) que o pagamento se dê não via boleto bancário, mas via transferência por PIX – e é fornecida para a vítima, na mensagem, uma chave-pix para a qual deve ser feito o pagamento, já com o pretenso desconto calculado;
- É claro, trata-se de mais uma fraude (como dissemos, um dos maiores golpes aplicados por SMS). Operadoras não cobram contas via PIX.
Golpe em nome de instituições financeiras
Este, que é outro dentre os maiores golpes aplicados por SMS, ocorre de mais de uma maneira. A mais comum, provavelmente, é o envio via SMS de um falso boleto para a vítima, geralmente de uma despesa que ela de fato possui.
Sem se dar conta de que aquele boleto não corresponde ao débito mensal que tem de fazer para pagar a dívida e/ou o serviço de que usufrui, o indivíduo quita o documento – e, com isso, o golpe é consumado.
Outra modalidade deste tipo de golpe feito via SMS é mais óbvia: os criminosos mandam uma mensagem solicitando, apenas, que seja feita uma transferência para determinada conta corrente.
Geralmente, alega-se na mensagem que é o próprio banco que está pedindo aquela transferência, sob o pretexto de pagamento de débitos em atraso com a instituição. De boa fé, a vítima faz a operação – e, então, perde para sempre o valor.
Como evitar esses golpes?
Estes são alguns dos maiores golpes aplicados por SMS. Há vários outros, porém, e você precisa saber se defender de todos.
Eis aqui algumas dicas valiosas para que você se proteja dos maiores golpes aplicados por SMS e dos demais golpes que usam essa ferramenta de mensagens:
- Em primeiro lugar, em caso de mínima dúvida, não execute os procedimentos solicitados na mensagem. Não vale a pena arriscar seu dinheiro sem ter completa segurança do que está fazendo;
- Tenha um bom antivírus – até mesmo em seu smartphone. Eles já existem e podem prevenir ataques cibernéticos ao seu aparelho;
- Empresas normalmente solicitam via SMS, no máximo, que o usuário ligue para elas ou acessem o site que possuem. Elas não pedem, jamais, que você clique em botões de uma mensagem eletrônica;
- E, por fim e sobretudo, tenha bom senso. Se a mensagem que você recebe promete ganhos de milhares de reais sem esforço, lembre-se – operações assim simplesmente não existem. Não se deixe enganar.
Confira mais artigos relevantes sobre o serviço de detetive particular e entre em contato conosco para esclarecer outras informações a respeito do nosso trabalho – https://detetivedani.wsilab.com.br/agende-agora/
SERVIÇOS 24 Horas
O trabalho do detetive particular ajuda no esclarecimento de dúvidas. Antes de terminar um relacionamento ou demitir um funcionário é importante que o cliente tenha certeza da traição, uma vez que essas provas podem ser usadas em casos judiciais.
O resultado da investigação nem sempre é o esperado pelo cliente. Cabe ao detetive particular apenas apresentar a verdade através de provas concretas. Trabalhamos com a elaboração de relatórios completos de todas as informações referentes ao período de investigação.
Dados como locais, datas, horários, nomes, fotos, filmagens constam com detalhes no relatório.