Saiba quais os passos básicos para se tornar um investigador particular.
Um dos principais mistérios acerca da profissão responsável por elucidar casos misteriosos é justamente como ser um detetive. Neste artigo, vamos explicar detalhadamente quais as principais habilidades para se tornar um profissional do ramo, além de falar sobre suas atribuições e competências.
Se você deseja saber como ser um detetive, é preciso saber que o primeiro passo é ter dedicação, vontade, técnica, raciocínio e preparo físico. É fato que a profissão é arriscada e emocionante ao mesmo tempo, sendo muito indicada para pessoas que não gostam de rotinas e são viciadas em adrenalina.
Acompanhe as dicas para saber como ser um detetive.
As habilidades necessárias
Em primeiro lugar, é preciso ter força de vontade e gostar do ofício. Quanto mais você se empenhar, mais receberá louros na carreira, como em qualquer outra. Não é preciso dizer também que a profissão é bem mais realista do que a romantização da ficção. Crimes grandiosos podem ser deixados de lados, uma vez que a maior parte dos casos em que é preciso o trabalho de um detetive envolve romances extraconjugais simples.
Também é preciso que você, que quer saber como ser um detetive, esteja ciente dos riscos, afinal é uma profissão onde é preciso desvendar situações que muitos gostariam que permanecessem em segredo.
O profissional da investigação está, evidentemente, exposto a violências, furtos, sequestros ou outros tipos de agressão, como qualquer outro da área de segurança. A rotina também é algo que deve ser deixado de lado, já que horários de expediente de um detetive particular são pouco convencionais.
O anonimato é, certamente, o grande trunfo de um bom profissional da investigação. Se você deseja aprender como ser um detetive, saiba abraçar a discrição e o sigilo. Revelar até mesmo para toda sua família e círculo de amigos sua real profissão pode dificultar seu trabalho e te expor a riscos.
Afinal, como ser um detetive?
O primeiro passo é fazer um curso para formação de detetive particular. É necessário salientar que a profissão não exige ensino superior, mas sim um curso de especialização da área, para a obtenção de autorizações legais para começar a trabalhar.
Em um curso de capacitação para aprender como ser um detetive, você aprenderá a manipular equipamentos, terá noções sobre comportamento humano, técnicas estratégicas de discrição e perseguição, além de aulas de direito. Entender seus direitos e deveres legais dentro da profissão é fundamental.
Outra dica para quem deseja ingressar na carreira é se capacitar em um curso de defesa pessoal, uma vez que a profissão é arriscada. Nesse tipo de formação, é recomendável aprender técnicas para não ser pego desprevenido, além de não ficar suscetível a ataques e aprender legítima defesa e alguns golpes físicos.
Hoje em dia também não é mais pensável um detetive que não domine a tecnologia. O mercado exige que profissionais tenham à sua disposição equipamentos e soluções tecnológicas que facilitem e agilizem a investigação, como:
- Controle de drones;
- Rastreadores;
- GPS;
- Gravadores de áudio e imagem;
- Câmeras fotográficas;
O estímulo e desenvolvimento de raciocínio lógico é também indispensável para os aspirantes a detetives, uma vez que o profissional da área precisa pensar de forma rápida e assertiva. Isso os leva a resolver de casos simples a complexos.
Ainda que seja uma habilidade adquirida ao longo da vida, é também possível estimulá-la através de palavras cruzadas e práticas de esportes, como xadrez, ou mesmo cursos de capacitação.
Se você entendeu como ser um detetive particular e deseja mesmo ingressar na carreira, analise as possibilidades e faça sua primeira investigação: encontre o melhor curso de especialização próximo de você. Se você deseja, antes de mais nada, elucidar um caso e não é profissional da área, não hesite em entrar em contato conosco e marcar uma conversa.