Fale conosco pelo WhatsApp

Como saber se meu funcionário realmente está trabalhando no Home Office?

Imagem ilustrativa.
Imagem: Shutterstock

Há sistemas de checagem e softwares feitos para tanto, mas a ajuda de uma detetive particular é também bem-vinda

“Como saber se meu funcionário realmente está trabalhando no home office?” é uma questão e um desafio de todo e qualquer empregador nos dias de hoje. E isto porque o home office mostra-se, cada vez mais, o regime de trabalho do futuro, em qualquer das versões nas quais se apresente.

Há dois tipos de trabalho home office:

  1. O híbrido, no qual o colaborador atua a partir de sua residência na maior parte dos dias, mas regularmente comparece na empresa para participar de reuniões presenciais, dentre outras atividades;
  2. O puro, no qual a totalidade das tarefas feitas pelo funcionário é executada remotamente.

Mas — em especial, no segundo caso — a questão de “saber se meu funcionário realmente está trabalhando no home office” é uma necessidade. Infelizmente, existem aqueles que burlam as regras e se aproveitam da distância em relação ao local de trabalho para não cumprirem com suas obrigações.

Vamos, agora, descobrir as maneiras de responder à questão “como saber se meu funcionário realmente está trabalhando no home office?”.

Como saber se meu funcionário realmente está trabalhando no home office: confira essas dicas

  • Avalie a produção sobre o trabalho feito;
  • Defina e comunique metas com frequência;
  • Recompense as conquistas;
  • Avalie o feedback interno;
  • Utilize a tecnologia ao seu favor;
  • Contrate uma detetive particular, conte com a Detetive Daniele.

A seguir, confira essas dicas detalhadamente — e resolva o problema “como saber se meu funcionário realmente está trabalhando no home office?”.

Avalie a produção sobre o trabalho feito

As empresas necessitam compreender o principal motivo pelo qual tantos funcionários, nos dias de hoje, têm como prioridade atuar em regime de home office.

A resposta é: eles mesmos desejam determinar os horários e o ritmo em que trabalharão.

Para um pai ou uma mãe de crianças pequenas, por exemplo, pode ser uma boa opção trabalhar das 18h até próximo da meia-noite, em alguns dias da semana — e, com isso, ter tempo para cuidar de seus filhos pela manhã ou à tarde.

A orientação em casos assim é: exija de seu colaborador resultados entregues no prazo, metas atingidas, mas não horas de trabalho a serem cumpridas. Isto não afetará a produtividade do empregado e só fará bem à empresa.

Defina e comunique metas com frequência

Saber se meu funcionário realmente está trabalhando no home office” está ligado a outro fator: você (empresário, CEO ou diretor empresarial) não deve deixar seu colaborador no vazio.

Deixá-lo no vazio, no caso, significa deixá-lo sem nenhuma instrução sobre como o trabalho deve ser feito ou sobre eventuais mudanças nas diretrizes e prioridades da empresa.

Mesmo em home office, o funcionário tem de ser orientado por seu líder imediato; se não constantemente, ao menos sempre que isso se fizer necessário — ou, ainda, quando o funcionário solicitar orientação.

Recompense as conquistas

Aquilo que vale para o trabalho presencial vale para o trabalho remoto. Se o colaborador da empresa atinge os resultados que dele eram esperados, nada mais justo que seja premiado ou, ao menos, elogiado.

Saber se meu funcionário realmente está trabalhando no home office” é, lembre-se disto, um meio para que se chegue a fins desejados. E um deles é, sem dúvida, o reconhecimento da excelência por parte daqueles que atuam na empresa remotamente.

Avalie o feedback interno

Apresente aos seus colaboradores em home office enquetes através das quais eles possam informar quais são, em sua opinião, os pontos fortes da empresa e dos demais colaboradores dela, e os pontos fracos nos quais ambos, companhia e empregados, podem e devem melhorar.

Saber se meu funcionário realmente está trabalhando no home office” é, também, uma oportunidade preciosa de ouvir tal pessoa. Muitas vezes, são os funcionários em home office, por não estarem envolvidos diretamente no dia a dia da corporação, que têm a visão mais nítida dela.

Utilize a tecnologia a seu favor

A questão “saber se meu funcionário realmente está trabalhando no home office” é algo que pode ser obtido, também, com a ajuda de softwares e aparelhos eletrônicos desenvolvidos para o rastreamento da movimentação remota de cada colaborador da companhia.

Aplicativos como o Tangerino, por exemplo, possibilitam que o funcionário bata o ponto de início e fim do seu dia de trabalho, ainda que remotamente. Até mesmo a hora de almoço do empregado pode ser medida através deste software.

Há, ainda, outros dispositivos de gestão de tarefas, como a Asana e o Trello, os quais são de grande utilidade quando se trata de “como saber se meu funcionário realmente está trabalhando no home office?”.

Contrate uma detetive particular, conte com a Detetive Daniele

Na hipótese de que se tenha dúvidas acerca da conduta de um profissional que trabalha para a empresa remotamente, talvez o ideal seja contratar uma detetive particular.

Saber se meu funcionário realmente está trabalhando no home office” é uma questão por demais importante para ser deixada de lado.

Uma investigação empresarial completa, a qual obedeça ao código de ética da profissão e igualmente às leis vigentes no país, pode ser levada a cabo pela profissional, visando permitir responder à questão de “como saber se meu funcionário realmente está trabalhando no home office?”.

Confira mais artigos relevantes sobre investigação empresarial e entre em contato conosco para esclarecer outras informações a respeito do nosso trabalho — https://detetivedani.wsilab.com.br/agende-agora/

Entre em contato:

Preencha o formulário e aguarde nosso contato ou se preferir, ligue no: (11) 2389-0685, (11) 2387-8328, +55 (11) 98553-5942 +55 (11) 98553-5942. Atendimento confidencial.