Mitomania é, em boa parte dos casos, uma doença séria de fundo emocional; uma detetive pode ajudar em casos assim.
Uma pessoa mitomaníaca é alguém que mente compulsivamente. Ela o faz mesmo em situações nas quais não seria prejudicada se falasse a verdade. Naquelas que eventualmente seria, então, infelizmente não se pode confiar em nada do que a mitomaníaca diz.
A mitomania é também conhecida como pseudolalia ou mentira obsessiva-compulsiva. Trata-se, na verdade, de uma doença, reconhecida enquanto tal pela OMS (Organização Mundial de Saúde).
Tem, inclusive, um número de CID, a Classificação Internacional de Doenças da OMS: é o CID 10 – F63.8 (Outros Transtornos dos Hábitos e Impulsos).
A pessoa mitomaníaca falta com a verdade até em ocasiões nas quais não ganha nada com isso. O indivíduo mente sem motivo algum; mente por mentir, apenas. E costuma ele próprio acreditar nas inverdades que diz. Pode até se mostrar violento caso lhe provem que está mentindo.
Características da pessoa mitomaníaca
Em síntese, portanto, a mitomania é a compulsão pela mentira, contada conscientemente, tendo por objetivo a autoproteção da pessoa mitomaníaca ou o falseamento da realidade, de modo a fazê-la parecer melhor do que de fato é.
Quais são os principais sinais que nos indicam estarmos diante de uma pessoa mitomaníaca?
São eles:
- Ela relata grandes casos, improváveis, sem motivo aparente para fazê-lo;
- Respondem de forma meticulosa, elaborada, a pergunta simples;
- Fazem descrições muito detalhadas de fatos supostamente ocorridos;
- Seus relatos a fazem parecer, sempre, uma vítima ou uma heroína;
- Às vezes se atrapalha e conta diferentes versões das mesmas histórias;
- Aliás, suas histórias tendem a ser sempre muito tristes – ou então exageradamente felizes;
- Por fim, a pessoa mitomaníaca aparenta jamais sentir culpa, nem tampouco medo de ser descoberta.
Como descobrir se uma pessoa é mitomaníaca
A pessoa mitomaníaca se revela, principalmente, quando as mentiras que conta se mostram por demais discrepantes da realidade.
Outro ponto suspeito é que tal indivíduo pode se mostrar propenso a esconder a família, o emprego e até mesmo o local onde reside.
É, enfim, na convivência diária e de médio e longo prazo que se consegue identificar a pessoa mitomaníaca. Suas falsidades constantes, e a falta de conexão de sua fala com o mundo real, a desmascaram.
Vale recordar: a pessoa mitomaníaca passa, com o decorrer do tempo, a viver em função das falsidades que cria. Por força disso, é alguém que se mantém sempre alerta para não ser descoberta.
E não se engane: um homem ou uma mulher mitomaníaca não é alguém ignorante e de faculdades mentais limitadas. Muito pelo contrário: costuma, a pessoa mitomaníaca, ter grande capacidade cognitiva. Não é fácil criar um mundo de mentiras e mantê-lo de pé. Fazê-lo pede muita inteligência.
Na verdade, em casos assim, trata-se de uma inteligência sendo usada para maus propósitos (enganar aos outros), e/ou uma inteligência deformada, que se presta a ludibriar constantemente a todos – até mesmo às pessoas que, de boa-fé, dão um crédito de confiança ao mentiroso compulsivo.
Tal crédito, desnecessário dizer, só muito raramente é recompensado pela pessoa mitomaníaca com a verdade.
Encontrando apoio profissional para o trato com pessoas mitomaníacas
Dialogar e estabelecer compromissos com uma mitomaníaca pode ser um grande desafio.
Um desafio de ordem emocional, psicológica e pessoal, o qual exigirá de ti talvez mais do que você (ou qualquer outro indivíduo não-treinado para tanto) seja capaz de suportar.
Sendo assim, se você tiver de lidar com alguém assim – por algum motivo, e talvez por algum tempo –, aqui vai uma recomendação importante:
Entre em contato e veja os serviços oferecidos pela Detetive Daniele.
SERVIÇOS 24 Horas
O trabalho do detetive particular ajuda no esclarecimento de dúvidas. Antes de terminar um relacionamento ou demitir um funcionário é importante que o cliente tenha certeza da traição, uma vez que essas provas podem ser usadas em casos judiciais.
O resultado da investigação nem sempre é o esperado pelo cliente. Cabe ao detetive particular apenas apresentar a verdade através de provas concretas. Trabalhamos com a elaboração de relatórios completos de todas as informações referentes ao período de investigação.
Dados como locais, datas, horários, nomes, fotos, filmagens constam com detalhes no relatório.