Fale conosco pelo WhatsApp

Como descobrir se sua empresa está sendo espionada?

Câmera escondia.
Imagem: Shutterstock

Caso existam indícios de que sua companhia esteja sofrendo espionagem industrial, contate imediatamente uma detetive particular

Descobrir se sua empresa está sendo espionada deve passar a ser uma prioridade do proprietário da companhia e/ou de seu CEO, a partir do momento em que surge a mínima suspeita de que tal coisa possa estar ocorrendo.

Descobrir se sua empresa está sendo espionada pode representar a diferença entre a vida e a morte para seu negócio. Na quase totalidade dos casos, a espionagem industrial é patrocinada por empresas que concorrem com a sua.

Em síntese, espionagem industrial consiste na obtenção de informações sigilosas por parte de outras pessoas ou organizações que não a própria companhia espionada.

Empresas presididas por indivíduos desonestos coordenam ações de espionagem industrial visando adquirir vantagens competitivas diante de outra companhia.

Infelizmente, isso é algo que vem se tornando progressivamente mais comum em razão do avanço tecnológico. Fica mais fácil espionar com os recursos que se tem hoje à disposição.

Descobrir se sua empresa está sendo espionada é imprescindível, pois a espionagem industrial geralmente se dá por um dos seguintes motivos:

  • Obtenção de resultados de pesquisas e das estratégias de desenvolvimento da companhia espionada;
  • Acesso às identidades e aos dados dos clientes da concorrência;
  • Acesso ao planejamento estratégico e aos planos orçamentários da concorrência;
  • Obtenção de informações privilegiadas acerca de produtos e futuros lançamentos das empresas espionadas.

Estes são os motivos de tal prática, de resto tão condenada. Mas como reagir diante de um caso assim?

Resposta: contratando um serviço especializado em investigação empresarial para fazer uma contraespionagem. Ou seja, contratando uma detetive particular.

Desvende a espionagem na sua empresa com uma investigação empresarial

Profissionais do ramo, como a Detetive Daniele, desenvolveram um conjunto de práticas através das quais lidam — e resolvem — episódios de espionagem industrial.

Vamos conhecer algumas destas práticas:

  • Observação constante do investigado, feita sempre à distância e com toda a discrição, visando não despertar suspeitas;
  • Produção de registros de fotos e vídeo com as ações dos investigados;
  • Vigilância da comunicação interna e externa da organização;
  • Se necessário, uma infiltração do próprio detetive no quadro de colaboradores da empresa;
  • Análise acurada dos dados obtidos via investigação, antes mesmo que tais informações sejam repassadas ao cliente.

Através de tais ações, descobrir se sua empresa está sendo espionada é uma questão de tempo, desde que as providências em questão sejam levadas adiante por profissionais da investigação — ou seja, por detetives particulares.

Por sinal, a Detetive Daniele orienta empresários a tomarem algumas precauções, justamente para evitar que uma espionagem industrial vitime sua companhia. As principais, dentre elas, são:

  • Sempre registrar legalmente as marcas, patentes e os desenhos industriais feitos pela companhia;
  • Adotar bons protocolos de segurança de dados;
  • Exigir que funcionários, fornecedores e demais pessoas que acessam dados delicados da empresa assinem termos de confidencialidade em relação a eles;
  • Implementar as melhores tecnologias possíveis de segurança da informação;
  • Ter observação contínua dos indivíduos que, na empresa, estejam encarregados da segurança interna (o que inclui a segurança das informações).

Investigação empresarial é legal?

Ocorre, algumas vezes, de um empresário temer pela legalidade do ato de investigar funcionários dos quais ele suspeita que estejam repassando informações essenciais da organização empresarial para a concorrência.

Tal receio é um obstáculo se o objetivo for descobrir se sua empresa está sendo espionada.

Mas, afinal de contas, levar adiante uma operação de investigação empresarial em sua companhia é legal?

Em uma palavra: sim.

A maior garantia da legalidade de uma operação de investigação empresarial é a Lei nº 9.279/1996 (Lei da Propriedade Industrial), a qual protege segredos industriais.

Essa legislação impede o uso de dados de natureza confidencial que tenham sido obtidos durante relação contratual ou empregatícia ou, ainda, que tenham sido conseguidos de forma fraudulenta (artigo 195, incisos XI e XII).

Tal dispositivo jurídico resguarda, portanto, o empresário que quer descobrir se sua empresa está sendo espionada.

Espionagem na sua empresa? A Detetive Daniele descobre!

Descobrir se sua empresa está sendo espionada engloba diversos elementos — e a Detetive Daniele, uma das maiores investigadoras particulares do Brasil, tem experiência para falar a respeito.

A profissional já atuou em investigações empresariais que envolviam:

  • Fraudes e extorsões;
  • Chantagens;
  • Furtos ou desvios;
  • Funcionários desleais;
  • Espionagem industrial;
  • Prejuízos em geral.

Confira mais artigos relevantes sobre investigação empresarial e entre em contato conosco para esclarecer outras informações a respeito do nosso trabalho — https://detetivedani.wsilab.com.br/agende-agora/

Entre em contato:

Preencha o formulário e aguarde nosso contato ou se preferir, ligue no: (11) 2389-0685, (11) 2387-8328, +55 (11) 98553-5942 +55 (11) 98553-5942. Atendimento confidencial.