Confira quais são as melhores atitudes a se adotar ao descobrir um caso extraconjugal.
Saber como superar uma traição é um conhecimento muito subjetivo, já que nem sempre estamos emocionalmente preparados para lidar com um problema deste tipo. Trata-se de um momento extremamente doloroso para a maior parte das pessoas, mas que quase todos vivem em algum momento.
Para entender como superar uma traição da melhor maneira possível, de modo a retomar sua vida sem a pessoa adúltera, e restabelecer a saúde emocional, selecionamos 7 dicas de atitudes essenciais para que você enfrente este momento com sabedoria e cabeça erguida.
Dicas para superar uma traição
Busque ajuda profissional
Este passo é de fundamental importância para superar adversidades das mais diversas. Psicólogos são profissionais capacitados para ajudar pacientes a saber como superar uma traição, esclarecendo possíveis pensamentos negativos que possam estar confundindo a mente da pessoa traída, e trazendo-a de volta à realidade.
Somente por meio de uma análise individualizada, é possível que a pessoa traída consiga compreender qual é a melhor decisão a ser adotada, a partir do estilo de vida que se deseja seguir após este trauma.
Dê tempo ao tempo
Para entender como superar uma traição, é preciso adotar a máxima de que o “tempo é o melhor remédio”. Situações difíceis podem gerar consequências impulsivas e intempestivas, das quais podemos nos arrepender pouco tempo depois.
Portanto, evite deixar que eventuais pressões levem a decisões rápidas e simplistas. Uma vez descoberta a traição, a melhor medida é avaliar, com racionalidade, o relacionamento como um todo. Só assim é possível decidir se vale a pena, ou não, realizar ajustes que demandem uma reconciliação ou um rompimento definitivo.
Pratique exercícios
Uma das atitudes mais adotadas por quem quer saber como superar uma traição é investir em uma rotina de atividade física. Além dos inúmeros benefícios à saúde física e até mesmo à própria aparência e autoestima, os exercícios físicos são fundamentais para a liberação de endorfina, substância associada ao prazer, bem-estar e felicidade.
Confie na sua decisão
Quem deseja entender como superar uma traição pode estar emocionalmente confuso, sem saber se vale a pena voltar a ter confiança em relacionamentos amorosos. Neste momento, é natural que surjam opiniões das mais diversas, sendo necessário filtrá-las com sabedoria.
Isso ocorre porque você é, definitivamente, a única pessoa que sabe o que é realmente melhor para a sua felicidade. Existem aspectos da psicologia que defendem que saber como superar uma traição envolve ouvir uma assembleia de vozes — ou seja, pessoas de sua confiança, cujas opiniões ajudarão você a compreender se é melhor romper ou retomar o relacionamento.
Não use o perdão como moeda de troca
Definitivamente, perdoar uma traição não é uma missão fácil, uma vez que a infidelidade traz um rompimento do elo de confiança. Profissionais da psicologia entendem que pacientes podem conceder um falso perdão como forma de manter o relacionamento, mas esta suposta reconciliação pode trazer mais problemas do que soluções.
Isso se dá em razão de que a pessoa traída começa a utilizar o perdão como um benefício para que ela possa modelar o parceiro, controlando-o ou exigindo que ele realize mudanças que comprometam sua própria personalidade.
É preciso refletir muito sobre o perdão quando se está pensando sobre como perdoar uma traição, para que essa absolvição seja franca e acolhedora, trazendo benefícios para esta nova fase do relacionamento.
Não ligue para opinião alheia
O ser humano pode ser muito tóxico e agir como um verdadeiro juiz em situações delicadas como a traição. Muitas vezes, é possível que as pessoas te machuquem com posicionamentos que sejam pautados por uma visão de vida totalmente diferente da sua.
Não é incomum que algumas pessoas sejam críticas à sua decisão de perdoar a traição. Existem ainda aqueles que acham que sua atitude em terminar o relacionamento por esta razão é exagerada ou incorreta. A saída, para ambas as situações, é estabelecer um limite de até quando uma opinião particular de terceiro pode influenciar nas suas próprias decisões sobre como lidar com uma traição.
Saia da rotina
Em caso de nova tentativa do relacionamento, uma boa atitude é resgatar a relação com escapes da rotina. São muitas as mudanças no cotidiano do casal que podem ser efetivamente benéficas para ambos, tais como:
- Ir ao motel;
- Viagens;
- Saídas para jantar;
- Idas a bares e festas;
- Rever amigos de longa data.
Conheça os sintomas que podem vir à tona após sofrer traição
Não é incomum que as pessoas usem o termo “luto” para o momento posterior à descoberta de uma infidelidade. Por isso, para entender como superar uma traição, é possível que se enfrente diversas distintas etapas do processo, que orbitam em torno de sintomas específicos:
Negação
A negação é natural, já que é um mecanismo de defesa utilizado por seres humanos para enfrentar adversidades e problemas. É mais fácil fingir que a traição não aconteceu, em um primeiro momento.
Culpa
Esta fase não acontece com todas as pessoas que foram traídas, mas também é bastante natural. Não é incomum que se sinta culpa e que se pense em atitudes que poderiam ter sido tomadas para evitar que o parceiro buscasse se relacionar com outra pessoa. A culpa não é uma boa companhia, já que a decisão de trair sempre parte de quem o fez.
Raiva
Esta fase é muito confusa para quem deseja saber como superar uma traição, já que é comum que a pessoa direcione o sentimento não apenas contra o adúltero, mas contra si mesma. Embora doloroso, esse estágio é necessário, já que a raiva produz clareza e reflexões sobre a própria insatisfação.
Tristeza
Quando a raiva se atenua, é hora de passar pela fase da tristeza. Aqui, é possível refletir sobre o relacionamento como um todo, trazendo à tona também os bons momentos compartilhados, tudo que foi construído a dois, e que pode ter sido jogado fora pela infidelidade. É também uma fase dolorosa, mas ainda mais necessária do que a raiva.
Depressão (em casos piores)
Buscar ajuda profissional é muito importante justamente para evitar esse estágio. A tristeza é aceitável, desde que seja superada com o tempo. Quando ela se torna permanente e traz apatia, desinteresse por quaisquer atividades, sono e fome excessivos (ou ausência de), pensamentos de autoflagelação ou suicídio, é sinal de que a tristeza evoluiu para um quadro depressivo, que precisa ser tratado o quanto antes com a ajuda de psicoterapia e medicamentação psiquiátrica.
Confira mais artigos relevantes sobre traição e entre em contato conosco para esclarecer outras informações a respeito do nosso trabalho, https://detetivedani.wsilab.com.br/agende-agora/.
SERVIÇOS 24 Horas
O trabalho do detetive particular ajuda no esclarecimento de dúvidas. Antes de terminar um relacionamento ou demitir um funcionário é importante que o cliente tenha certeza da traição, uma vez que essas provas podem ser usadas em casos judiciais.
O resultado da investigação nem sempre é o esperado pelo cliente. Cabe ao detetive particular apenas apresentar a verdade através de provas concretas. Trabalhamos com a elaboração de relatórios completos de todas as informações referentes ao período de investigação.
Dados como locais, datas, horários, nomes, fotos, filmagens constam com detalhes no relatório.