Que tipos de provas um detetive busca em uma investigação empresarial

Que tipos de provas um detetive busca em uma investigação empresarial

Com o crescimento expressivo de fraudes envolvendo empresas no país, a contratação de profissionais especializados em investigação industrial tem sido cada vez mais imprescindível para manutenção do bom andamento dos negócios e da segurança das informações que circulam dentro do ambiente de trabalho.

A presença do detetive visa assegurar que atitudes, omissões e posturas consideradas suspeitas não desencadeiem prejuízos ao funcionamento das empresas e à própria reputação de seus empresários.

Sabe-se que no contexto de grande concorrência e ampliação das atividades empresariais, qualquer profissional contratado pode vir a se tornar um suspeito de lesar uma empresa, detalhar informações de caráter sigiloso e arquitetar fraudes.

A fim de rastrear possíveis comportamentos e detectar focos de atenção, o detetive especializado em investigação empresarial entrará em ação, munido de estratégias para erradicar irregularidades, evitando complicações à rotina dos empresários.

As provas buscadas pelo detetive

Uma vez que a empresa é colocada sob atenção, o detetive dará início ao seu trabalho, concentrando-se basicamente na procura de vestígios e evidências.

Cada situação, portanto, obedece a critérios específicos. Em casos de suspeitas de falsificação de atestados médicos por colaboradores que eventualmente tenha movido algum tipo de processo contra a empresa sob alegação de impossibilidade de exercício de função, a análise incidirá sobre a verificação da veracidade dos documentos, do tipo de relação construída entre colaborador e empresa.

Outro caso bem comum de investigação empresarial ocorre quando determinado profissional está em vias de ocupar um cargo de importância.

Neste caso, a atenção do detetive particular se concentrará na análise da trajetória de trabalho daquele profissional, identificando possíveis interesses no cargo com base na coleta de informações prévias acerca do candidato à vaga.

Tais ações costumam ser reconhecidas como ações preventivas, uma vez que asseguram que a inserção de um possível suspeito em dado setor da empresa não desencadeie prejuízos na rotina do empresário.

Quando casos envolvem funcionários da empresa, o foco de suspeita é abordado de uma perspectiva inversa, incorporando métodos como auditorias investigativas, que incluem gravações telefônicas, contraespionagem, falsificações e identificação de envolvidos no processo.

É normal que determinadas táticas utilizadas pelo investigador sejam alteradas do decorrer de sua investigação, embora todas elas envolvam um detalhado estudo que visa buscar o máximo possível de informações para a solução do caso em questão.

A importância do detetive na empresa

Nos últimos anos, as pesquisas tem cada vez mais reafirmado a importância da interação entre o detetive e as empresas na prevenção de danos de ordem administrativa, econômica e pessoal, expostos por esquemas de espionagem, fraudes de documentos e exposição de informações de natureza sigilosa.

Embora a contratação dos trabalhos de um detetive normalmente ocorra num contexto de suspeita, é necessário reafirmar que sua atuação deve ser antecipatória a qualquer evento visto com desconfiança, uma vez que são as ações preventivas que asseguram a estabilidade empresarial, evitando grandes prejuízos e danos irreparáveis à saúde financeira de qualquer negócio.

Compartilhar Post