Quanto tempo pode levar uma investigação conjugal

Quanto tempo pode levar uma investigação conjugal

No campo da investigação profissional, há uma variedade de habilitações e especialidades que podem se firmar como os tipos mais procurados ou mesmo crescer diante do surgimento de alguma demanda que envolve grande repercussão midiática.

No último caso, a investigação empresarial confirma a necessidade de empresários de manter seu patrimônio a salvo de eventuais fraudes, cada vez mais comuns no âmbito corporativo, ampliando a procura por detetives especialistas neste setor, que tem contratado mais expressivamente profissionais como estratégia preventiva para a segurança de seus negócios e mesmo de informações de foro privado que possam comprometer a estabilidade de uma empresa.

Entretanto, de todas as especialidades delegadas ao detetive particular, uma em especial ainda permeia o imaginário coletivo, que associa o investigador à solução de casos que envolvam questões conjugais.

Tal associação não é arbitrária, dado que este é um dos motivos que mais comumente tem levado pessoas a buscar os serviços de detetives especializados em investigação conjugal.

O que é investigação conjugal?

Define-se como investigação conjugal um tipo de serviço destinado a solucionar dúvidas acerca de comportamentos considerados suspeitos do cônjuge, utilizando-se para isso de instrumentais e táticas que envolvem monitoramento, coleta de evidências materiais, provas fotográficas e vídeos.

Normalmente, a busca por detetives particulares especialistas em investigação conjugal ocorre diante de situações que fogem à rotina do casal, como ausentamento regular para atender a telefonemas, histórias contadas em versões diferentes, mudanças de comportamento, saídas repentinas e chegadas fora do horário corriqueiro, celular grande parte das vezes desligado, ou no modo vibratório.

Quando tais situações obedecem a uma regularidade incômoda, os serviços do profissional são acionados e o tipo de estratégia investigativa é escolhida a partir da especificidade do caso, sempre preservando a prerrogativa do sigilo profissional, firmada em conformidade com o artigo 154.

Quanto tempo pode levar uma investigação conjugal?

Como cada tipo de investigação obedece a critérios de especificidade, a sua duração não possui um padrão exato, havendo casos de resolução simplificada, que podem ser resolvidos em poucos dias, ou mesmo casos mais complexos, que normalmente podem demorar mais tempo.

Em último caso, a demora poderá estar ligada a suspeita de monitoramento do investigado, difícil acesso a provas materiais, urgência na resolução, rotina do investigado e outros aspectos que podem contribuir para a sua morosidade.

No entanto, vale ressaltar que, a título de informação preliminar, é normal que alguns dados sejam coletados entre 7 e 10 dias, seguidos da elaboração de um relatório mais aprofundado acerca do caso.

Compartilhar Post