Posso usar as informações da investigação particular em um processo judicial?

Posso usar as informações da investigação particular em um processo judicial?

investigação particular com departamento jurídico

Alguns tipos de investigação particular, principalmente a conjugal e a empresarial, podem ter uma motivação judicial por trás da contratação de um detetive particular.

Por essa razão, não são incomuns, as dúvidas de clientes interessados nesses tipos de investigação que desejam saber se as provas coletadas durante o processo podem ser utilizadas em um processo judicial.

O investigador possui um compromisso com os meios legais de investigação, não realizando nenhum tipo de procedimento que coloque em risco a legitimidade e legalidade das provas coletadas durante o processo de investigação.

Dessa forma, todo o material coletado durante o caso pode ser usado para sustentar um processo judicial, caso este seja o desejo do cliente.

Quais tipos de provas são coletados na investigação particular?

Caso tenha o desejo de utilizar as provas coletadas durante a investigação em um processo, o cliente pode explicar essa situação para o detetive desde o início, solicitando alguns tipos específicos que provas que reforcem o processo.

Os tipos mais comuns de provas coletadas durante uma investigação são as fotos, vídeos e áudios, além de documentação complementar dependendo do tipo de caso em andamento.

Entretanto, provas adicionais podem ser necessárias e, nesse caso, podem ser solicitadas ao detetive particular antes ou durante o processo.

É relevante ressaltar que nenhum dos métodos de coleta das provas inclui medidas ilegais, como escutas irregulares de telefones, filmagem em locais privativos, como quartos de hotel, residência (apenas com autorização de uma das partes), empresas (exceto com autorização do proprietário) etc.

Esses cuidados durante o processo garantem que o detetive mantenha o profissionalismo e respeite tanto à ética da profissão quanto às leis vigentes. Da mesma forma, garante a legalidade de todas as provas coletadas.

Departamento Jurídico

Com o objetivo de oferecer mais segurança durante o processo investigativo e auxiliar clientes que tenham o desejo de iniciar um processo judicial após a conclusão das investigações.

A Detetive Daniele inaugurou recentemente um departamento jurídico em conjunto com a agência de detetives particulares, visando oferecer esse respaldo jurídico tanto aos profissionais que atuam na agência quanto para os clientes.

Para conhecer melhor como um departamento jurídico próprio oferece mais segurança ao contratante, clique aqui.

Compartilhar Post