Por que contratar a investigação empresarial?

Por que contratar a investigação empresarial?

investigação empresarial

A investigação empresarial é uma das ramificações da investigação particular na qual o foco são empresas e companhias que estejam com problemas com os funcionários ou que tenha suspeitas de espionagem industrial. Independentemente do ramo de atuação, o detetive particular pode ser contratando visando aumentar a segurança do negócio e dar um respaldo aos investidores.

Esse tipo de investigação é uma prestação de serviço séria e deve ser conduzida apenas por um profissional legalmente autorizado a exercer tal função, além e ser treinado especificamente para as tarefas exigidas em uma averiguação da verdade em nível empresarial.

A realização desse tipo de procedimento por profissionais amadores pode comprometer a integridade da empresa contratante, funcionários investigados e, até mesmo, o próprio investigador.

Investigação empresarial

Muitos empresários têm dúvidas se a investigação empresarial é realmente a melhor opção para desvendar situações conflituosas dentro de uma companhia, entretanto as vantagens apresentadas com esses meios superam outras alternativas para circunstâncias que exigem extremo cuidado e sigilo.

Conheça alguns benefícios:

  • Sigilo: o sigilo do detetive particular é uma das principais vantagens dessa opção de investigação. Durante todo o caso, o profissional utilizará de diversas técnicas para obter a verdade sem que os investigados suspeitem;
  • Segurança: a segurança durante o processo investigativo é fundamental para que a empresa não sofra nenhum tipo de prejuízo durante a condução do caso. O profissionalismo será essencial para assegurar mais garantias à empresa;
  • Identificação idônea: a investigação de um funcionário pode enfrentar diversas limitações internas, como a preferência de um diretor por um investigado, o envolvimento de cargos de chefia nas situações suspeitas, o vazamento de informações ou a destruição de provas. Essas situações costumam ocorrer quando o empresário pede que um colaborador seja responsável por identificar os problemas internos, razão pela qual o trabalho de um detetive particular deve ser considerado para o sucesso da investigação e apresentação dos responsáveis frente à diretoria sem nenhum tipo de favorecimento.
  • Garantia contratual: o contrato de serviço firmado entre as partes oferece diversas garantias à empresa contratante, como valor previamente firmado, condições de pagamento, tempo dedicado à investigação e recebimento de um relatório ao final da verificação com as provas colhidas e dados do processo investigativo.

Quando contratar a investigação empresarial?

A investigação empresarial pode ser utilizada em diferentes contextos, como quando há desconfiança de desvio por parte de um funcionário, diretores envolvidos em atos suspeitos, espionagem industrial e fechamentos incoerentes.

Dessa forma, o empresário consegue investigar desde os colaboradores em geral, como parte do grupo dirigente, com coordenadores, diretores e outros sócios.

Compartilhar Post