Conheça os efeitos das mentiras no relacionamento

Conheça os efeitos das mentiras no relacionamento

A palavra “mentira” gera uma sensação imediata de negatividade, porém há pessoas que dependem dessa palavra para viver e não veem nada de errado nisso. Será que você convive com alguém assim?

A mentira corrói a confiança. Parece óbvio, mas mentiras e confiança não convivem juntas e uma hora ou outra a mentira vai destruir a confiança.

Quem mente demonstra uma falta de respeito sem barreiras. Ouvir a verdade, mesmo que seja desagradável, significa que você é respeitado. Enquanto algumas verdades podem colocar um relacionamento em risco, mentiras podem ser ainda mais danosas. Quem conta a verdade quer assumir a responsabilidade por seus atos, quem mente não.

Quando a mentira está acompanhada de traição, os traidores normalmente repetem o padrão e quando alguém é traído, a quebra de confiança é grande o suficiente para ser quase impossível se recuperar.

Assim que um mentiroso é descoberto, a expectativa de que ele vá mentir de novo é alta.

A vítima ou alvo da mentira passa a questionar tudo que ouve e vive em constante estado de alerta. Porém, esse estado permanente de alerta torna muito difícil interagir e drena energia. Vale mesmo a pena?

As mentiras no relacionamento causam diversos problemas

Mentir demonstra egoísmo e viver com alguém tão egoísta muitas vezes é pior que viver sozinha. Para o egoísta, tudo ao redor deve servir a seu prazer e conforto, incluindo as pessoas.

A autoestima de quem descobriu uma mentira fica muito abalada, o que é compreensível. Todos se sentem tolos por terem sido enganados. Ao se sentir assim, as pessoas acabam tendo os sentimentos positivos contaminados por ressentimento e decepção, o que pode reabrir velhas feridas ou piorar aquelas ainda abertas.

Uma mentira puxa a outra. Não é raro que o mentiroso implore ao alvo ou vítima da mentira que não espalhe a verdade para ninguém. Ou seja, além de machucar ainda quer a ajuda da pessoa machucada para encobrir seu erro. Essa cadeia de mentiras pode virar uma bola de neve e se voltar contra ambos.

Muitas vezes ignorado, um fato sobre mentira é que o mentiroso também está se enganando. Na tentativa de ocultar informações de outras pessoas, eles se recusam a revelar seus desejos genuínos para o mundo. Em essência, estão negando sua identidade verdadeira e tentando ser quem não são.

Em conclusão, quando a mentira se torna algo comum no relacionamento, a convivência pacífica entre o casal é quase impossível. Pesos e medidas diferem para cada pessoa, mas é muito difícil encontrar um relacionamento construído em mentiras que tenha durado muito.

 

Quanto antes você descobrir as mentiras no relacionamento, melhor!

 

Compartilhar Post