Investigação particular: saiba o que é perícia e como ela é realizada

Investigação particular: saiba o que é perícia e como ela é realizada

detetive particular

A perícia é um elemento importante de qualquer investigação ou processo judicial. Ela é realizada pode meio da ciência forense e auxilia na produção do exame pericial e na interpretação correta dos vestígios deixados em determinado local ou pessoa.

A perícia não é realizada por detetive particular, apenas por peritos, no entanto, pode ajudar na resolução de diferentes casos.

O que é perícia?

O termo perícia vem do significado experimentar ou saber por experiência. A modalidade exige o exercício de fundamentos técnico-científicos para produzir laudos ou autos a respeito de pessoas, objetos, locais ou mesmo fatos, que possam vir a ser relevantes para a resolução de uma questão judicial.

As perícias podem ser realizadas a pedido de delegados, procuradores e juízes.

A ciência forense usada para a perícia criminal compreende diversas áreas, como:

  • Química;
  • Biologia;
  • Geologia;
  • Engenharia;
  • Física;
  • Medicina;
  • Toxicologia;
  • Odontologia;
  • Documentoscopia;
  • Entre outras.

Tipos de perícias

Existem dois tipos de perícia que podem variar de acordo com as necessidades específicas de cada caso:

Perícia: Elaborada por profissionais de áreas específicas são os exames têm como destino serem usados como meio de prova em juízo. Neste caso é nomeada a perícia não médica, que inclui áreas como contábil, engenharia, química, administrativa e outras.

Perícia médico-legal: Os exames são realizados por médicos, podendo ser clínicos, laboratoriais ou necroscópicos e tem como destino o uso judicial. São os casos de perícia médica, que podem incluir as áreas de psiquiatria, psicologia, psicanalise, necroscopia, traumatologia e outras.

Detetive particular

Com o laudo realizado pelo perito a partir das conclusões obtidas na perícia será possível esclarecer diversos casos, sendo que esse laudo será disponibilizado para ambos os representantes judiciais da ação.

Sendo assim, a partir de determinado laudo é possível a contratação de um detetive particular para elucidar algumas questões importantes para uma das partes.

A perícia não pode ser realizada pelo detetive particular, mas poderá auxiliá-lo em alguns casos onde está seja solicitada pela própria justiça.

As perícias são usadas para ajudar na solução de diferentes casos como: roubo, sequestros, acidentes, assassinatos e mesmo em outras situações, como falsificação de documentos, provas, identidade ou má construção de prédios e outros.

Compartilhar Post