Investigação empresarial para checar empregados desleais

Investigação empresarial para checar empregados desleais

Quando um colaborador abusa da confiança da empresa e/ou do empresário, é provável que estejamos perante uma situação de comportamento desleal.

Este comportamento pode ser manifestado de várias formas. A seguir serão citadas algumas das maneiras mais recorrentes de falta de lealdade.

Situações de deslealdade reconhecidas por um detetive particular

O detetive particular é um profissional capaz de detectar inúmeras situações comprometedoras nos mais diversos setores.

No que concerne à investigação particular em empresas, é comum que ao ser procurado por determinado cliente, o detetive tenha em mãos uma situação delicada.

Essa situação pode envolver violação de segredos e fuga de informação assim como duplicidade ocupacional. Veja aspectos importantes de cada situação relatada:

  • Violação de segredos

Este é um dos comportamentos desleais mais detectados nas organizações. Quando se fala na quebra de sigilo, é praticamente certo que o resultado será a competição desleal.

Esta acontece quando há a divulgação ou exploração de informações, segredos industriais ou qualquer outro tipo de segredo empresarial sem a devida autorização do titular.

Estas fugas de informação podem acarretar em um problema sério para a empresa. Para diminuir as chances de ocorrência, é importante adotar certas ações preventivas como realizar a incorporação de cláusulas de não concorrência ou exclusividade nos contratos.

Após a fuga da informação ser detectada, é preciso planejar uma estratégia que permita identificar quais informações vazaram, a quem foram concedidas, o período durante o qual essas informações foram repassadas.

Além disso, é preciso captar o maior número possível de provas para futuras ações judiciais contra a pessoa desleal.  Outro ponto fundamental é traçar um plano de contingência que ajude a minimizar as consequências e o impacto da deslealdade.

  • Duplicidade ocupacional

Esta situação também é reconhecida em diversas organizações e normalmente, ocasiona situações bastante complexas.

A duplicidade acontece quando um colaborador ou antigo colaborador está trabalhando em outra organização. Nesta ele atua em uma função na qual desempenha atividades iguais ou similares às que realizava ou realiza na empresa em questão.

Esta questão é mais expressiva quando o indivíduo em questão assinou um contrato de exclusividade de função com uma empresa e já empreendeu ou empreende a mesma função em outra.

Nos casos citados de duplicidade, a atividade do detetive particular faz-se primordial. Uma vez que ações judiciais e acusações desta índole precisam ser muito bem investigadas e contar com provas extremamente consistentes.

Está precisando de um bom detetive para fazer uma investigação na sua empresa? Desconfiando de falta de lealdade por parte de um colaborador? Acesse o site e saiba como posso lhe ajudar.

Compartilhar Post