Depressão na adolescência – Conheça as causas e como o detetive pode ajudar

Depressão na adolescência – Conheça as causas e como o detetive pode ajudar

A depressão é uma doença que acomete indivíduos das mais diversas idades. Embora nem sempre os pais consigam detectar de maneira simples, muitos adolescentes sofrem com esta doença. Inclusive, ela pode ser confundida com o período de complexidade hormonal que acompanha essa difícil idade.

A depressão juvenil, como também é conhecido, é um transtorno que afeta adolescentes ocasionando tristeza, desânimo, perda da autoestima, perda do interesse em atividades habituais.

Principais causas da depressão na adolescência

A depressão pode mudar a forma como os adolescentes vem a si mesmos. Além disso, repercute na vida do jovem sob diversos aspectos. Geralmente, os adolescentes com quadros depressivos percebem as situações de maneira negativa e são incapazes de imaginar que qualquer problema ou situação pode ser resolvido de modo positivo.

A depressão na adolescência pode ser uma resposta à diversas situações e fatores de estresse. Ela pode aparecer por conta de:

  • Processo normal de amadurecimento.
  • A influência dos hormônios sexuais.
  • Conflitos de independência com os pais.
  • Falecimento de um amigo ou familiar.
  • Ruptura de relacionamento amoroso.
  • Fracasso escolar.
  • Abuso sexual e/ou moral infantil.
  • Violência em casa ou na escola.
  • Doença crônica.

Quais são os principais grupos de risco?

Os adolescentes que são mais propensos a ter depressão são os pertencentes aos seguintes grupos:

  • Baixa autoestima.
  • Muito autocríticos.
  • Sentem pouco controle sobre os acontecimentos negativos.

Consequências atreladas à depressão na adolescência

Além dos efeitos devastadores na vida dos adolescentes quando a doença não é detectada, a pessoa também pode recorrer à substâncias lícitas e ilícitas na tentativa de melhorar o quadro. Na tentativa de obter bem-estar, muitos adolescentes acabam consumindo álcool em excesso, viram adeptos ao consumo da maconha e/ou outras drogas.

Quando isso acontece, tanto o jovem quanto a família sofrem e experimentam situações extremamente desagradáveis.

Como o detetive particular pode auxiliar nos quadros de depressão na adolescência?

A contratação de um detetive é uma alternativa inteligente, em especial quando os pais acreditam que o jovem está envolvido com drogas ou exagerando no consumo de álcool. Através de uma investigação particular feita de forma eficiente, o detetive recolhe informações sobre os locais frequentados pelo adolescente, conhece suas companhias e consegue descobrir quais atividades fazem parte do seu cotidiano.

Desta forma, o detetive particular pode ser considerado como peça fundamental na investigação de uma patologia do tipo, em especial quando o jovem apresenta um comportamento suspeito. Mediante a realização de um trabalho sigiloso, o profissional coleta dados e consegue descobrir se o adolescente está fazendo uso de drogas.

Vale a pena entrar em contato conosco e pedir mais informações sobre o trabalho do detetive particular em casos de depressão na adolescência. Estamos a sua disposição para oferecer dados relevantes e tirar as suas dúvidas.

Compartilhar Post