Crimes online: como o detetive particular pode ajudar a solucioná-los?

Crimes online: como o detetive particular pode ajudar a solucioná-los?

detetive particular

A Fecomercio-SP realizou a Pesquisa de Crimes Eletrônicos 2014, para identificar quais os crimes online mais comuns e a frequência desses delitos.

Entre 1.000 entrevistados, 18% afirmaram que já foram vítimas de algum crime virtual. Entretanto, 80,8% afirmaram que sentem medo de serem alvos de algum crime praticado online.

A proteção deixa a desejar, com apenas 65,6% fazendo uso de softwares de segurança.

Os principais crimes cometidos na internet têm como objetivo a captura de dados pessoais do usuário, seja por meio de anúncios falsos clicáveis, promoções de Facebook, download de aplicativos, entre outras práticas comuns.

A internet também é o cenário para crimes como roubo de identidade, perseguição, indiciamento de menores e diversos tipos de abuso.

Nesses casos, uma investigação particular conduzida por um detetive particular pode ser a solução para identificar o possível infrator e questionar sua conduta judicialmente.

Como o detetive particular atua em investigações de crimes online?

O detetive particular poderá auxiliar na identificação de suspeitos ao monitorar os aparelhos eletrônicos como notebooks, computadores, tablets e smartphones.

Quando o crime ocorre pelas mídias sociais, este canal também pode ser monitorado pelo investigador, principalmente em casos onde existe o roubo de identidade ou perseguição virtual.

Exemplos de perseguição virtual que devem ser investigadas e apresentadas às autoridades competentes são os casos de bullying e de ameaças à vida. Infelizmente, se tornaram comuns casos de jovens que cometem suicídio após perseguições online motivadas por ódio ou preconceito de colegas de escola ou trabalho.

O Marco Civil da Internet, aprovado em 2014, garante que haja punição para crimes desta natureza cometidos por meios virtuais, como mídias sociais e sites na internet.

No entanto, muitas pessoas prezam pela privacidade nesses casos, o que exige uma investigação conduzida com o máximo de sigilo e discrição. Entre os crimes que podem ser investigados por um detetive estão:

  • Cyberbullying;
  • Roubo;
  • Falsidade ideológica;
  • Crimes de ódio;
  • Invasão de máquina;
  • Injúria, difamação ou calúnia.

É importante ressaltar que o detetive particular irá apenas conduzir a investigação e coletar as informações e provas do caso, devendo o contratante apresentar esses documentos para a justiça e Polícia Federal.

Denunciar este tipo de situação é fundamental para desestimular e diminuir o número de ocorrências. Também existem formas virtuais de denunciar crimes online, como por meio do Denúncia UOL ou do portal da Polícia Federal.

Compartilhar Post