Conheça a mitomania, o distúrbio que causa compulsão pela mentira

Conheça a mitomania, o distúrbio que causa compulsão pela mentira

detetive particular

Com as pegadinhas do dia 1º de abril, dia da mentira, podemos pensar: E se todos os dias fossem assim, cheios de mentiras?

O que poucas pessoas sabem é que existe quem viva realmente assim, com mentiras. O distúrbio é chamado de mitomania e consiste em uma compulsão pela mentira, tanto que a doença também é conhecida como mentira obsessivo-compulsiva.

O mitômano, diferente de quem conta mentiras esporádicas, é uma pessoa que não consegue admitir que se trata de uma inverdade e ele usa isso para ter proveito próprio, causar prejuízos a terceiros e muitas vezes, apenas pelo prazer da mentira.

Alguns especialistas afirmam que esses doentes não possuem a sensibilidade para desfazer a mentira, mesmo que ela afete outras pessoas. Conheça um pouco mais sobre a mitomania no documentário abaixo:

A mitomania pode resultar em pequenas mentiras ou mesmo em grandes invenções, elaboradas com detalhes e que fazem que o próprio mitômano acredite nelas.

No entanto, quem possui esse distúrbio está consciente de que se trata de uma história inventada e não sente constrangimento caso seja descoberto.

Detetive Particular

Com um problema sério como a mitomania é preciso ficar atento ao se envolver emocionalmente com essas pessoas. A mentira já possui naturalmente um poder destrutivo e quando atribuída a um distúrbio pode influenciar negativamente sobre a vida das pessoas próximas.

Uma investigação particular pode ser uma opção caso haja a suspeita do relacionamento com uma pessoa com mitomania. A descoberta de tal doença poderá ser um fator decisivo inclusive na busca pelo tratamento.

Um detetive particular irá pesquisar diversos aspectos da vida da pessoa que será alvo da investigação, como:

  • Comportamento digital
  • Relacionamentos passados
  • Informações profissionais
  • Núcleo de amizades

E a partir de todos esses dados coletados será possível averiguar a existência ou não de uma compulsão. É importante salientar que a mitomania é uma doença e como tal deve ser tratada com ajuda profissional.

Como identificar um mitômano

Um detetive particular irá ajudar a investigar se aquela pessoa sob suspeita realmente apresenta o distúrbio, mas é possível se atentar em alguns detalhes do convívio para saber identificar a mentira compulsiva.

  • Primeiramente é preciso entender o que é mitomania;
  • Preste atenção se os detalhes e informações são consistentes ou alterados a cada conversa;
  • Compare as histórias que a pessoa conta com aquelas compartilhadas pelos demais amigos dela;
  • Avalie se a pessoa está tentando chamar a atenção.

A mitomania pode ser identificada após uma avaliação completa com psiquiatra.

Compartilhar Post