Como um detetive particular realiza uma infiltração?

Como um detetive particular realiza uma infiltração?

As estratégias utilizadas por um detetive particular para solucionar problemas de foro empresarial ou pessoal estão atreladas primordialmente à análise de suas especificações, de seu contexto, do conhecimento de personagens envolvidos na trama e, principalmente, do reconhecimento do território a ser analisado.

Uma vez que tais elementos são considerados pelo detetive particular, é chegada a hora de adotar a tática mais apropriada para resolução de um caso. Dentre a grande gama de estratégias utilizadas, encontra-se a infiltração.

Define-se como infiltração o ato de introduzir-se num meio previamente escolhido de forma anônima para realizar alguma finalidade disfarçada, onde o principal objetivo é descobrir ou apurar alguma situação suspeita.

Há dois tipos de infiltração: a simples e a complexa

Na infiltração simples, o detetive insere-se no meio para esclarecer a incidência de crimes reincidentes, sendo feita com conivência das vítimas.

A infiltração complexa, por sua vez, é empregada por especialistas mais gabaritados para seu exercício, pois envolve a sua inserção no meio formado por criminosos, com o objetivo de descobrir atividades legais e provas para procedimento judiciário.

Nestes casos, é exigido do investigador condições específicas, como auto-domínio, agilidade mental e capacidade de adaptação a contextos desfavoráveis ao seu trabalho.

Costuma-se associar tais casos a especialistas normalmente conhecidos como agentes secretos.

Como ocorre a infiltração?

Há vários contextos em que um detetive poderá atuar como infiltrado, mas de forma geral esta estratégia normalmente acontece no âmbito das investigações empresariais, quando estes profissionais são contratados para averiguar casos de fraudes, roubos, quebra de sigilo, furto, formação de quadrilha, dentre outros esquemas.

Estabelecimentos como hotéis e casinos, por exemplo, normalmente possuem infiltrados para assegurar a segurança de seus hóspedes.

Empresas contratam detetives infiltrados para ocupar cargos específicos e relacionarem-se com seus funcionários, na busca de informações que o levem ao foco de suspeitas, disfarçando-se de seguranças, motoristas, funcionários ou quaisquer outras funções localizadas em posições estratégias para solução do problema em questão.

A partir daí, são coletados dados e é realizado um relatório investigativo, contendo informações para condução do caso, em forma de fotografias, descrição de atitudes suspeitas, audição de conversas e outros elementos essenciais para apuração que será realizada pelo detetive infiltrado.

Normalmente, o detetive possui todo o treinamento para efetuar a tática de infiltração, pois o procedimento obedece a rigorosos critérios técnicos, fato que assegura o sucesso da investigação, garantindo ao cliente a solução de seu problema.

Compartilhar Post