Como é realizada uma investigação empresarial

Como é realizada uma investigação empresarial

Entende-se como investigação empresarial o serviço realizado por detetives particulares, que tem por objetivo principal averiguar informações de interesse de um determinado tipo de companhia.

Há vários tipos de ações que podem ser tradicionalmente associadas ao ramo da investigação empresarial, mas as modalidades comumente conhecidas envolvem questões voltadas à espionagem industrial, fraudes trabalhistas que ocorram na empresa, dentre outras variantes que regularmente ocorrem no setor privado.

Sabe-se que atualmente no país, pelo menos 70% das empresas já foram vítimas de algum tipo de fraude e que, pelo menos 60% delas é efetuada por funcionários vinculados à própria empresa.

A função do detetive particular, cuja regulamentação já soma mais de 4 décadas no país, é justamente esclarecer situações no âmbito empresarial que gerem desconfiança ou mereçam mais atenção por parte de seus empresários.

Como funciona a abordagem do detetive?

A função do detetive nestes casos é puramente investigativa. Dentro de um esquema pautado por sigilo e confiança, é feita a assinatura de um contrato de serviços, cuja finalidade é apurar casos que envolvam circunstâncias como chantagens, roubos, desvios de verbas, vazamento de informações sigilosas, concorrência desleal entre empresas e análise de conduta de funcionários tidos como suspeitos.

Embora cada detetive possua suas próprias táticas de investigação, o avanço de tecnologias pôde permitir com quem este profissional aperfeiçoasse seus métodos, incorporando em sua expertise a descoberta de dados por meio de rastreamento, proteção e identificação, que lhes permite encontrar escutas, grampos telefônicos, tráfego de dados, dentre outros elementos que podem ser foco de invasão de privacidade, a exemplos das tradicionais interceptações de correspondências, furto de documentos e invasão de programas de computadores.

Ao detetive, caberá adentrar no interior destes focos suspeitos, passando-se por um colaborador da empresa, monitorando funcionários, realizando esquemas de auditoria, ou mesmo monitorias virtuais, nos casos em que o profissional dispõe de recursos e especialidades para tal função.

Finalidade da investigação empresarial

Uma vez que dada situação é vista com desconfiança por parte do empresário, é acionada a presença do detetive. Independente do porte da empresa, cada caso merecerá um tipo de abordagem, que normalmente demandará a elaboração de estratégias que culminem na solução de um caso.

No contexto atual, a função da investigação empresarial é de fundamental importância para a manutenção da estabilidade de uma empresa, pois além do número de fraudes neste setor ser alto, uma eventual ação suspeita poderá contribuir para a decretação de falência ou mesmo desencadear complicações de foro pessoal.

No contexto de concorrências e esquemas de corrupção e fraudes expressivos, a finalidade do detetive é primordial, pois oferece aos empresários a possibilidade de conduzir o seu trabalho sob a segurança de um profissional gabaritado para lhe dar as devidas assistências, sempre que necessário.

Compartilhar Post