Fale conosco pelo WhatsApp

Aprenda a reconhecer o comportamento de quem trai

Conflito, jovem casal, família, homem e mulher. Uma mulher furiosa grita com um homem que constantemente usa e toca no telefone, não presta atenção
Fonte: Shutterstock

Muitas vezes, interpretar o comportamento de quem trai é um desafio. A atenção aos detalhes pode ser reveladora

Nos relacionamentos amorosos, a traição costuma ser definida como o ato de ser infiel ao parceiro, se relacionando com outras pessoas fora dos termos acordados pelo casal. Geralmente, as pessoas que traem costumam mudar seus comportamentos, despertando a desconfiança da pessoa traída.

A traição pode trazer diversas consequências para a vida do casal, desde psicológicas — relacionadas a um término e à própria sensação de ser traído — até mesmo físicas e financeiras. Entenda, neste conteúdo, como funciona o comportamento de quem trai e quais as consequências da infidelidade para um relacionamento.

Quais razões podem estar na justificativa de uma traição?

Como as relações amorosas são complexas e particulares, cada uma tem seus desafios. Por isso, em geral, as justificativas para a traição costumam ser várias. Entre os motivos mais comuns que podem levar a infidelidade conjugal, considerando diretamente o comportamento de quem trai, podemos citar:

  • Desejo sexual: a relação entre a perda do desejo a traição pode ser resultante da monotonia, pouco investimento em erotismo, falta de diálogo, divergências de opiniões, escassez de ideias e iniciativas para sair da rotina podem influenciar no comportamento de quem trai.
  • Insatisfação emocional: pode ter relação com a falta de capacidade de uma das partes em atender ou satisfazer as necessidades emocionais, sendo queixas comuns a falta de comunicação, compreensão, dentre outras.
  • Necessidade de aventura: pode ter relação com a curiosidade de experimentar outros parceiros, ou mesmo de autoafirmação, no sentido de estar no comando da sedução.
  • Falta de comprometimento: é comum entre as pessoas que não querem se envolver em relacionamentos “sérios”, alegando o não preparo para compromissos.
  • Problemas de autoestima: quando uma pessoa tem baixa autoestima, o fato de ter a atenção de outra pode se traduzir em vitória pessoal. Por isso, ao não conseguir a atenção desejada do parceiro, a procura em outros.

Características comuns de quem trai

De forma geral, os comportamentos são características que variam de pessoa para pessoa. Porém, existem algumas características que são comuns ao comportamento de quem trai.

A baixa empatia, por exemplo, é uma característica comum de quem trai. É não se pôr no lugar do parceiro, colocando suas necessidades em primeiro lugar. Isso pode levar a pessoa a buscas experiências que supram essas necessidades, mesmo que sejam fora do relacionamento.

Paralelamente a isso, existem pessoas com sentimentos de ansiedade e inquietação que tendem a procurar novos estímulos, desencadeando emoções intensas e propensão a assumir riscos. Por isso, é muito comum que o comportamento de quem trai esteja atrelado à ansiedade.

A ausência de maturidade em não assumir ou manter compromissos pode ter relação com a falta de autocontrole: a pessoa se sente carente e insegura em seu relacionamento, procurando de certa forma se afirmar, enriquecendo a autoestima.

Comportamentos de quem trai

O comportamento de quem trai pode variar de pessoa para pessoa, mas, existem pontos em comum. Algumas características de comportamentos que podem indicar uma possível traição são:

  • Mentir em excesso ou contar histórias, caindo em contradição;
  • Evitar conversas sinceras e abertas;
  • Esconder mensagens no celular (bloquear o aparelho com senha de acesso), bem como áudios, ligações, dentre outros;
  • Desrespeitar os limites do relacionamento;
  • Queda no interesse sexual;
  • Alterações de humor;
  • Desinteresse a assuntos relacionados ao parceiro.

No entanto, é importante ter em mente que nem sempre as características acima são, necessariamente, comportamentos de quem trai. Muitas vezes, outros motivos podem estar por trás de uma ou mais atitudes, como problemas no trabalho, com familiares, amigos ou mesmo questões psicológicas, como a depressão.

Consequências da traição

Analisar e entender o comportamento de quem trai e descobrir que seu parceiro é infiel costuma ser um dos momentos mais difíceis da vida de alguém, causando estragos emocionais para a relação. Vários são os sentimentos e situações que aparecem como consequências da traição.

Quando há a traição de fato, ocorre a destruição da confiança, culpa, mágoa, raiva, tristeza. Com isso, a ruptura de projetos, expectativas e a própria rotina da convivência são totalmente alterados, desequilibrando e perdendo a intimidade emocional e a física e, culminando até em uma separação e divórcio.

A traição, como vimos, gera prejuízos emocionais e, legalmente, pode ser o estopim de processos de separação e mesmo de indenização por danos morais.

Confira mais artigos relevantes e entre em contato conosco para esclarecer outras informações a respeito do nosso trabalho.

Confira o infográfico sobre os sinais da traição

Infográfico Sinais da Traição: Detetive Particular Daniele

 

cta-820x140-daniele-sinais-de-uma-traicao
 

Entre em contato:

Preencha o formulário e aguarde nosso contato ou se preferir, ligue no: (11) 2389-0685, (11) 2387-8328, +55 (11) 98553-5942 +55 (11) 98553-5942. Atendimento confidencial.